FGV 2019 – Questão 40

Ciências da Natureza / Biologia
Uma determinada doença genética, indicada pelos símbolos preenchidos (II-3 e IV-1), apresenta o seguinte padrão de hereditariedade não autossômico.
 
A análise do padrão hereditário dessa doença permite afirmar, com certeza, que
a) a probabilidade de o casal I-1 e I-2 gerar uma menina doente é de 1/4.
b) os indivíduos II-1 e II-2 apresentam o mesmo genótipo.
c) a probabilidade de o casal III-1 e III-2 gerar um menino doente é de 1/4.
d) os indivíduos I-2 e III-1 apresentam genótipos diferentes.
e) o indivíduo II-4 apresenta genótipo heterozigoto para a doença.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2014 – Questão 20
A partícula “que” introduz uma oração na qual exerce função de objeto direto apenas em a) “que assim abandona o anterior idioma materno” (ref.1). b) “que os invasores eliminam” (ref.2). c) “que, em regra, não se verifica na prática, singela - mente, o esquema teórico” (ref.3). d) “que com o correr dos tempos se integra na nova situação” (ref.6). e) “que afinal se verificou” (ref.10).
FGV 2015 – Questão 25
No excerto, diz o narrador que Aristarco “mineralizavase todo”, via-se mudado, de ser vivo, em elemento mineral. Processos de mineralização são também centrais na caracterização da principal personagem feminina do romance a) Senhora, de José de Alencar. b) Quincas Borba, de Machado de Assis. c) O Cortiço, de Aluísio Azevedo. d) Macunaíma, de Mário de Andrade. e) São Bernardo, de Graciliano Ramos.
FGV 2014 – Questão 35
With respect to the situation in Egypt, which of the following is most supported by the information in the article? ...
FGV 2019 – Questão 17
Uma caixa contém duas bolas pretas e três bolas brancas. As bolas são removidas aleatoriamente da caixa, uma a uma e sem reposição, até que todas as bolas brancas sejam removidas ou até que todas as bolas pretas sejam removidas. A probabilidade de que a última bola removida seja preta é igual a: a) b) c) d) e)
FUVEST (1ºDia) 1998 – Questão 57
O hormônio ADH atua sobre os túbulos renais promovendo absorção de água do filtrado glomerular. A deficiência na secreção desse hormônio faz com que a pessoa produza a) muita urina, com alta concentração de excreções. b) muita urina, com baixa concentração de excreções. c) pouca urina, com alta concentração de excreções. d) pouca urina, com baixa concentração de excreções. e) quantidade normal de urina, com alta concentração de excreções.