FGV 2019 – Questão 19

Matemática / Cilindros
Sem o uso de balança, pequenos produtores de gado estimam o “peso” (P), em kg, de um boi medindo o comprimento da cintura (c), em dm, e o comprimento do tronco (b), em dm, do boi. A fórmula usada na estimativa é P = fraction numerator b space. space c squared over denominator 4 straight pi end fraction.
 
 

 
Os cálculos usados nessa fórmula permitem concluir que o modelo usado para estimar o “peso” do boi, a partir de b e c, corresponde diretamente ao volume de
a) duas esferas de raio fraction numerator c over denominator 2 straight pi end fraction.
b) um elipsoide de eixo maior b e eixo menor c over straight pi .
c) meio cilindro circular reto de altura b.
d) um cilindro circular reto de altura b.
e) dois cones circulares retos de altura b.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 53
Deseja-se construir um galpão em forma de um hemisfério, para uma exposição. Se, para o revestimento total do piso, utilizou-se 78,5 m² de ladrilho, quantos metros quadrados de lona se utilizaria na cobertura completa do galpão? (Considerar π = 3,14). a) 155 m². b) 157 m². c) 25 m². d) 36 m². e) 78,5 m².
FGV Administração 2010 – Questão 48
Em 20 de janeiro de 1935, o escritor Monteiro Lobato endereçou ao presidente Getulio Vargas uma carta cujo tema principal era a exploração de petróleo no Brasil. Na carta, Lobato fazia referências a manobras da empresa Standard Oil para...
Base dudow 2000 – Questão 51
Nove cubos de gelo, cada um com aresta igual a 3cm, derretem dentro de um copo cilíndrico, inicialmente vazio, com raio da base também igual a 3cm. Após o gelo derreter completamente, qual é a altura aproximada do nível da água no copo? a) 8,6 cm. b) 27 cm. c) 9 cm. d) 3,14 cm. e) 43 cm.
FGV Economia 2009 – Questão 34
Para responder à questão, considere o terceiro parágrafo, em destaque no texto. ...
FGV Economia 2010 – Questão 37
Observe: "... em nenhum momento ele escreve que tudo será de graça". O sentido dessa frase está mantido em: a) ... ele escreve que tudo será de graça em momento algum. b) ... ele escreve que tudo será de graça em algum momento. c) ... ele, em algum momento, escreve que tudo será de graça. d) ... ele escreve que tudo, em algum momento, será de graça. e) ... ele, em momento algum, escreve que tudo será de graça.