FGV 2019 – Questão 125

Linguagens / Português
O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia.
Não resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida.
Atinge-os. Salva-se.
Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provações demoradas.
(Euclides da Cunha.Os Sertões)
Considere as passagens:
  •  Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira...
  •  Remigra. E torna feliz,revigorado, cantando...
 
Nos vocábulos destacados, os prefixos expressam, respectivamente, sentidos de
a) negação, retorno e reforço.
b) ausência, repetição e recuo.
c) afastamento, recuo e intensidade.
d) repetição, retrocesso e repetição.
e) excesso, repetição e oposição.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2017 – Questão 6
Observa-se no texto um desvio quanto às normas gramaticais referentes à colocação pronominal em: ...
Base dudow 2000 – Questão 54
Assinalar a alternativa em que a acentuação e a pontuação estejam corretas: ...
UERJ 2010 – Questão 3
Claro, ao abrirmos a possibilidade de que vida extraterrestre inteligente exista, ...
FGV Economia 2010 – Questão 71
Um estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que, até 1995, cada aumento na oferta de trabalho formal correspondia a uma redução do índice de trabalhadores na informalidade. ...
UERJ 2008 – Questão 12
Ao longo da narrativa, cria-se um jogo entre os diferentes significados da palavra "esperança". Com esse jogo, produz-se um efeito de duplo sentido no seguinte fragmento: a) “Uma esperança entrou em meu quarto.” (ref.1) b) “Começo a brincar com a palavra esperança.” (ref.2) c) “‘Esperança em quê?’” (ref.4) d) “De quando em quando, antigamente, achávamos uma ‘esperança’ parecida com o pedaço de uma folha de árvore.” (ref.6)