FGV 2019 – Questão 124

Linguagens / Literatura / Pré-Modernismo
O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, à sua porta, a primeira turma de “retirantes”. Vê-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. É o sertão que se esvazia.
Não resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e lá se vai ele no êxodo penosíssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o não mate o elemento primordial da vida.
Atinge-os. Salva-se.
Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do sertão. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortúnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável, os mesmos dias longos de transes e provações demoradas.
(Euclides da Cunha.Os Sertões)
Com as passagens “lá se vão caminho em fora, debruando de ossadas as veredas”  e “buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidiça e instável”, entende-se, respectivamente, que
a) as pessoas parecem esqueletos que bambeiam nos caminhos sem rumo que trilham; o flagelo tira o sono do sertanejo, que quase vive sem esperança e alegrias.
b) os caminhos são difíceis de serem trilhados por um bando de gente tão sofrido; a ventura, finalmente, impõe-se ao sertanejo, e o flagelo é agora só uma triste lembrança.
c) os retirantes, na sua condição miserável, vão margeando os caminhos, em busca de melhores condições de vida; a ventura é efêmera, pois o flagelo assombra o sertão.
d) a falta de um destino obriga os retirantes a vagarem por caminhos desconhecidos e cruéis; o sertanejo tem a certeza de que o flagelo não mais o atingirá naquele sertão.
e) o andar dos retirantes é firme e, apesar do sofrimento, seguem vigorosos por caminhos incertos; o bem-estar é tão passageiro que logo o sertanejo sofrerá com a seca.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2011 – Questão 26
Em problemas de capitalização composta, frequentemente precisamos calcular o valor de (1 + i)t, sendo conhecidos a taxa de juro i, e o prazo da aplicação t. Observe a representação gráfica da função f(i) = (1 + i)t, no intervalo [0,02;...
FGV 2019 – Questão 27
O coeficiente angular (m) da reta tangente à parábola de equação y = ax2+ bx + c no ponto (x0, y0) é dado por m = 2ax0+ b. Nas condições descritas, a equação geral da reta tangente à parábola y = 3x2– 2x + 4 no ponto de ordenada y0= 12 e abscissa x0> 0 é: a) 8x – y – 4 = 0 b) 6x – y – 6 = 0 c) 12x – y – 12 = 0 d) 5x – y + 2 = 0 e) 10x – y – 8 = 0
FGV 2016 – Questão 11
Os pontos de coordenadas ( x , y ) do plano cartesiano que satisfazem a equação matricial x y 24-4 2 xy = 1 representam: a) uma elipse com centro no ponto (0, 0). b) um par de retas paralelas com declividade – 3. c) uma hipérbole com um dos focos de coordenadas (–3,0). d) a uma circunferência de raio 22. e) uma parábola com concavidade voltada para cima.
FGV Economia 2010 – Questão 106
Na decomposição do clorato de potássio, a variação do número de oxidação do cloro nos compostos dessa reação é igual a a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.
FGV 2015 – Questão 4
No plano cartesiano, o triângulo equilátero ABC é tal que o vértice: -A é a origem; -B tem coordenadas (6,0); -C pertence ao quarto quadrante. Nessas condições, a reta que passa por B e C intercepta o eixo das ordenadas no ponto de ordenada: a) - 932 b) -53 c) - 1132 d) -63 e) - 1332