FGV 2017 – Questão 25

Linguagens / Literatura / Romantismo
Texto para as questões.
 
Passaram-se assim algumas semanas: Leonardo, depois de acabadas todas as cerimônias, foi declarado agregado à casa de Tomás da Sé, e aí continuou convenientemente arranjado. Ninguém se admire da facilidade com que se faziam semelhantes coisas; no tempo em que se passavam os fatos que vamos narrando nada havia mais comum do que ter cada casa um, dois e às vezes mais agregados.
Em certas casas os agregados eram muito úteis, porque a família tirava grande proveito de seus serviços, e já tivemos ocasião de dar exemplo disso quando contamos a história do finado padrinho de Leonardo; outras vezes porém, e estas eram em maior número, o agregado, refinado vadio, era uma verdadeira parasita que se prendia à árvore familiar, que lhe participava da seiva sem ajudá-la a dar os frutos, e o que é mais ainda, chegava mesmo a dar cabo dela. E o caso é que, apesar de tudo, se na primeira hipótese o esmagavam com o peso de mil exigências, se lhe batiam a cada passo com os favores na cara, se o filho mais velho da casa, por exemplo, o tomava por seu divertimento, e à menor e mais justa queixa saltavam-lhe os pais em cima tomando o partido de seu filho, no segundo aturavam quanto desconcerto havia com paciência de mártir, o agregado tornava-se quase rei em casa, punha, dispunha, castigava os escravos, ralhava com os filhos, intervinha enfim nos mais particulares negócios.
Manuel Antônio de Almeida,
Memórias de um sargento de milícias.
A numerosa presença de pessoas vivendo na condição de agregados, referida pelo narrador, na sociedade representada no romance, deve-se, de modo mais geral,
a) à aversão ao trabalho braçal, que caracterizava os mestiços e negros alforriados.
b) ao caráter rarefeito do mercado de trabalho livre, na economia escravista.
c) à vadiagem característica dos descendentes de degredados portugueses vivendo no Brasil.
d) ao desestímulo ao trabalho, induzido pelo assistencialismo do Estado em relação aos mais pobres.
e) à disseminação do exemplo dado pelas elites locais, composta majoritariamente de rentistas ociosos.
 

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 79
A palavra "alike" no trecho do primeiro parágrafo do texto – the middle class has borne the hopes for progress of politicians, economists and shopkeepers alike – indica uma ideia de: a) ordenação. b) ênfase. c) enumeração. d) similitude. e) preferência.
FGV 2012 – Questão 31
In paragraph 1, the phrase “… Botswana has been African’s golden boy” most likely means which of the following? a) Botswana’s best years are still to come. b) Botswana’s greatest asset is the fact that the British colonized it. c) Botswana is the only African country to have achieved middle-income prosperity. d) Botswana’s prosperity is based, ironically, on diamonds instead of gold. e) Botswana must be considered a real success story.
FGV 2014 – Questão 51
De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. ...
FGV Economia 2011 – Questão 125
Sobre os diminutivos presentes no texto, é correto afirmar que ...
FGV 2013 – Questão 27
O emprego do par de termos “vassalo” / “suserano” indica um elemento importante na poética de O Guarani, a saber, a) a crítica ao regime monárquico. b) a musicalidade compassada da prosa poética alencarina. c) a originalidade do Indianismo literário brasileiro. d) a crítica aos costumes do período colonial brasileiro. e) o medievalismo romântico.