FGV 2017 – Questão 21

Linguagens / Português
Texto para as questões.
 
Na crise, viramos fantoches na rede
Quando um fato de grande repercussão social ocorre, o primeiro impacto é o congestionamento. Todos buscam se comunicar, gerando sobrecarga nas linhas de celular, tornando o acesso à internet móvel lento ou inexistente.
Logo a seguir vem a onda de incerteza e desinformação. No anseio da busca por notícias rápidas, começam a circular na rede vários dados falsos ou imprecisos, que são replicados massivamente. Estudos mostram que as informações falsas circulam três vezes mais que as corretas, publicadas depois. O dano é enorme.
A recomendação nesses casos é contraintuitiva: não replicar qualquer informação sem checá-la antes. Evitar o desejo de "participar" do acontecimento retuitando ou compartilhando informações vindas de fontes não confiáveis, por maior que seja o número de pessoas fazendo o mesmo. Nesses momentos de grande comoção e agitação, extremistas com agendas políticas deletérias aproveitam para fazer circular suas mensagens. Esse é um dos principais efeitos desejados pelo terrorismo contemporâneo: criar uma situação de grande agitação na internet e pegar carona nela para disseminar sua mensagem.
Situações como essas transformam as pessoas em veículos. Viramos agentes de disseminação ampla de mensagens pré-fabricadas, produzidas intencionalmente por algumas poucas fontes que sabem exatamente o que estão fazendo.
O objetivo não é o debate, mas mera ocupação de espaço. São teses e antíteses incapazes de produzir qualquer síntese. Não passam de narrativas pré- concebidas com o objetivo de ocupar espaço.
Ronaldo Lemos,
Folha de S. Paulo, 28/03/2016. Adaptado.
A frase “tornando o acesso à internet móvel lento ou inexistente” ganha em clareza e precisão se for assim reescrita:
a) Transformando em vagaroso o acesso à internet inexistente.
b) Transformando a internet móvel num acesso lento e inexistente.
c) Tornando a busca pela internet móvel lenta e impossível.
d) Tornando a pesquisa na internet móvel morosa e inexistente.
e) Tornando lento ou impossível o acesso à internet móvel.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 20
O romance do qual se extraiu o texto foi publicado na última década do século XIX, período em que a literatura brasileira, no seu conjunto, se caracterizou, tanto na prosa quanto na poesia, principalmente, a) pelo retorno ao misticismo. b) pela temática regionalista. c) pelo tradicionalismo linguístico. d) pela valorização do método científico. e) pelo ecletismo estilístico.
FGV 2022 – Questão 19
According to the writer, ...
UNESP 2015 – Questão 15
Se, nos versos, as palavras “Sabiá” e “capoeirão” fossem pronunciadas “sa-bi-á” e “ca-po-ei-rão”, tais versos quebrariam o padrão e o ritmo dos demais, pois passariam a ser a) heptassílabos. b) octossílabos. c) eneassílabos. d) hexassílabos. e) decassílabos.
FMABC 2018 – Questão 14
A alternativa que apresenta redação clara e em concordância com a norma-padrão da língua é: ...
Base dudow 2000 – Questão 64
Segundo o texto, é possível afirmar que a narradora-personagem a) não é comedida em seus gastos, mas defende-se da contrapropaganda. b) pratica o consumo sustentável, ponderando suas reais necessidades. c) é sempre senhora de suas vontades, porém recorre à contrapropaganda. d) perde a noção de valor dos produtos, submetendo-se às leis do mercado. e) não é senhora de suas vontades, embora resista ao consumo compulsivo.