FGV 2015 – Questão 26

Linguagens / Português
    “Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta.” Bastante experimentei depois a verdade deste aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que é o regime do amor doméstico; diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental, com a vantagem única de fazer mais sensível a criatura à impressão rude do primeiro ensinamento, têmpera brusca da vitalidade na influência de um novo clima rigoroso. Lembramo-nos, entretanto, com saudade hipócrita, dos felizes tempos; como se a mesma incerteza de hoje, sob outro aspecto, não nos houvesse perseguido outrora, e não viesse de longe a enfiada das decepções que nos ultrajam.
    Eufemismo, os felizes tempos, eufemismo apenas, igual aos outros que nos alimentam, a saudade dos dias que correram como melhores. Bem considerando, a atualidade é a mesma em todas as datas.
Raul Pompeia, O Ateneu.
Na frase “disse-me meu pai”, ocorre ordem indireta, uma vez que seu sujeito está posposto ao verbo. No texto, há outros exemplos desse tipo de inversão. Considere os seguintes trechos:
I)    “que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho”;
II)   “que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental”;
III)   “e não viesse de longe a enfiada das decepções”.
Configura também frase com sujeito posposto a que está citada em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2010 – Questão 8
O poema narra uma cena comum na ficção científica: o encontro de um ser humano com um marciano. Entretanto, o poeta dá à cena um caráter inesperado, resultante de um procedimento de construção poética que consiste na combinação de...
Base dudow 2000 – Questão 45
As palavras destacadas na passagem: “A leitura propicia conhecimento e, muitas vezes, um inefável prazer. É por isso que ela é um direito inalienável do homem.” significam, respectivamente: a) raro, inelutável. b) estranho, inseparável. c) indizível, intransferível. d) infindável, insubstituível. e) sutil, fundamental.
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 14
Na construção da narrativa, o narrador apresenta uma realidade não idealizada, o que é comum à estética literária realista. Isso se configura no texto com ...
UERJ 2013 – Questão 1
Na charge, além da crítica à arte moderna presente na fala do personagem, é possível identificar ainda outra crítica. Esta outra crítica está relacionada ao seguinte aspecto: a) moral. b) estético. c) econômico. d) acadêmico.
UFPR 2011 – Questão 5
No Texto 1, o autor: a) explicita como a relação homem/natureza era percebida no século XVI. b) critica a atitude dos ingleses que colonizaram a América do Norte. c) lamenta a profunda mudança na agricultura ocorrida ao longo de quatro séculos. d) aponta a primazia do conceito de natureza sobre o de cultura no século XVI. e) mostra-se saudosista quanto à concepção da relação com a natureza antropocêntrica e fundamentada na Bíblia.