FGV 2013 – Questão 50

Ciências Humanas / História
Sobre a crise do regime monárquico no Brasil, é correto afirmar:
a) Deveu-se sobretudo às pressões inglesas devido à insistência do governo brasileiro em adiar a abolição da escravidão.
b) Ocorreu devido a intensas movimentações nas cidades lideradas pelos trabalhadores livres e, no campo, comandadas pelos libertos.
c) Foi o resultado de uma série de desgastes com a Igreja, o Exército e proprietários de terras e escravos.
d) Foi estimulada pelas insatisfações dos cafeicultores paulistas com relação ao “voto de cabresto” e o poder das oligarquias regionais.
e) Foi fruto do desenvolvimento industrial que exigia uma nova organização política que alavancasse a economia do país.

Veja outras questões semelhantes:

FGV 2018 – Questão 54
Vivemos, hoje, a “era da informação” e do “ciberespaço” em que a visibilidade e a comunicação instantânea e o uso de suportes e suplementos, como computadores, Internet, softwares, celulares, cartões de crédito/débito, se tornaram...
FGV 2016 – Questão 30
Da “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, o poema de Drummond conserva, sobretudo, a) a ausência de adjetivação. b) o antilusitanismo. c) o ufanismo nacionalista. d) a regularidade métrica. e) a idealização nostálgica.
UNESP 2021 – Questão 41
Entre as tensões anteriores à Primeira Guerra Mundial (1914-1918) que contribuíram para o desgaste das relações diplomáticas e para o início do conflito armado, é possível citar: ...
FGV 2013 – Questão 11
Sabendo que a inversa de uma matriz A é A–1 =3 -1-5 2 , e que a matriz X é solução da equação matricial X . A = B , em que B = [8 3], podemos afirmar que a soma dos elementos da matriz X é a) 7. b) 8. c) 9. d) 10. e) 11.
FGV 2014 – Questão 58
O projeto de lei 21626/11 – conhecido como Marco Civil da Internet – é um projeto de lei que estabelece princípios e garantias do uso da rede no Brasil. Segundo o deputado Alessandro Molon (PTRJ), autor da proposta, a ideia é que o marco civil...