FGV Economia 2011 – Questão 51

Ciências Humanas / História / A Crise do Sistema Colonial / Revoltas Nativistas
Ele virou um herói nacional, antecessor de Tiradentes e coisas do tipo. [Ele] foi enforcado realmente, punido pela Coroa porque prendeu o governador e o mandou de volta para a metrópole. Mas quais eram suas reivindicações? Primeiro, reivindicava que a Coroa chamasse os jesuítas de volta para Portugal, porque eles atrapalhavam o uso dos índios, impedindo sua escravização. Segundo, como não se tinha índios para trabalhar, tinha-se que comprar escravos africanos. Mas só se podia comprar da Companhia de Comércio, que colocava o preço nas nuvens. Logo, as grandes reivindicações desse herói eram o direito de escravizar índios e de comprar africanos a preço baixo.
(Fernando Novaes. Tendência e debate, n.o 4, abril, maio e junho de 2000. História do Brasil no contexto da história ocidental, 2003.)
 
A rebelião analisada ocorreu no contexto
a) do reforço das restrições mercantilistas, decorrente das frágeis condições do Império português após a Restauração de 1640.
b) das Reformas Pombalinas, na segunda metade do século XVIII, que impuseram ao Brasil uma série de mecanismos opressores.
c) das primeiras descobertas de ouro em Minas Gerais, que geraram relações tensas entre os paulistas e os emboabas ou forasteiros.
d) da transição das capitanias hereditárias à organização do governo-geral, no século XVI, que trouxe grande prejuízo aos senhores de terra.
e) da exploração dos bandeirantes paulistas em terras à oeste de Minas Gerais, como Goiás e Mato Grosso, a partir de 1720.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 43
Assinale a alternativa correta quanto à aplicação das regras de transposição do discurso direto em indireto no trecho: ...
UNIFESP 2005 – Questão 69
“... a vila de São Paulo de há muitos anos que é República de per si, sem observância de lei nenhuma, assim divina como humana...” ...
UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 73
“A política do estado brasileiro, depois da Revolução de 1930, nas palavras do cientista político Décio Saes, “será combatida, pelo seu caráter ‘intervencionista’ e pelo ‘artificialismo’ dos seus efeitos; de outro lado, a política...
FGV Economia 2010 – Questão 73
Analise o gráfico. ...
FGV Economia 2009 – Questão 120
O uso de táxi na cidade de São Paulo tem aumentado, principalmente depois do início da “lei seca”, decretada em junho de 2008. O bafômetro é o equipamento utilizado pelas autoridades policiais para a detecção de etanol no organismo de...