FGV Economia 2011 – Questão 46

Ciências Humanas / História / Culturas: Aspectos Gerais / Análise comparativa - Culturas
Os historiadores consideram a invenção da escrita um acontecimento da maior importância. Segundo uma visão tradicional, o seu surgimento assinala a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. (...)
(...) A escrita é utilizada como critério para distinguir a História da Pré-História, sem que isso implique um juízo de valor; o domínio da escrita não torna as sociedades históricas necessariamente superiores às pré-históricas. A escrita deve, isso sim, ser vista como manifestação de uma profunda transformação das sociedades humanas.
(Luiz Koshiba. História: origens, estruturas e processos, 2000.)
 
Dentre as transformações ocorridas nas sociedades humanas, a invenção da escrita pode ser associada
a) à criação das primeiras organizações sociais, fundamentadas na experiência da economia solidária.
b) a uma organização marcada pelas desigualdades sociais, com a concentração da riqueza e a existência do poder.
c) ao desenvolvimento das religiões primitivas, que ligavam as divindades com os fenômenos naturais, como  a chuva e o sol.
d) ao início da utilização sistemática do fogo, o que permitiu aos homens a invenção de instrumentos capazes de registrar a escrita.
e) à construção de comunidades igualitárias,  caracterizadas por rituais cíclicos de distribuição dos bens.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2008 – Questão 35
De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2001, um em cada cinco brasileiros trabalhava em atividades agrícolas. É correto afirmar que: ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 6
O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro,...
FGV Economia 2009 – Questão 14
Seja P(x) = x2+ bx + c, com b e c inteiros. Se P(x) é fator de T(x) = x4+ 6x2+ 25 e de S(x) = 3x4+ 4x2+ 28x +5, então, P(1) é igual a: a) 0. b) 1. c) 2. d) 3. e) 4.
FGV Economia 2010 – Questão 104
Posicionadas rigidamente sobre os vértices de um cubo de aresta 1 m, encontram-se oito cargas elétricas positivas de mesmo módulo. Sendo k, o valor da constante eletrostática do meio que envolve as cargas, a força resultante sobre uma nona carga elétrica também positiva e de módulo igual ao das oito primeiras, abandonada em repouso no centro do cubo, terá intensidade: a) zero. b) k × Q2. c) k × Q2. d) 4k × Q4. e) 8k × Q2.
FGV Economia 2010 – Questão 9
Os pontos A, B, C, D, E e F estão em AF e dividem esse segmento em 5 partes congruentes. O ponto G está fora de AF, e os pontos H e J estão em GD e GF, respectivamente. Se GA,HC e JE são paralelos, então a razão HCJE é a) 53 b) 32 c) 43 d) 54 e) 65