FGV Economia 2010 – Questão 55

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Política Externa
Uma abordagem crítica desse conflito revela crimes de guerra cometidos por Caxias, pelo conde d’Eu; põe a nua matança de meninos de nove a quinze anos (…) dá nos o perfil inteiro do massacre de um povo e, mais do que isso, mostra o Império do Brasil a serviço da Inglaterra, esmagando um país livre para não desequilibrar o sistema de dominação que o imperialismo inglês mantinha na América do Sul.
          (Júlio José Chiavenato, A guerra contra o Paraguai)
 
Na primeira década de 1860, o governo paraguaio (…) buscou ter participação ativa nos acontecimentos platinos, apoiando o governo uruguaio hostilizado pela Argentina e pelo Império [do Brasil]. (…) A Guerra do Paraguai foi, na verdade, resultado do processo de construção dos Estados nacionais no Rio da Prata e, ao mesmo tempo, marco nas suas consolidações.
                                                   (Francisco Doratioto, Maldita guerra)

Os fragmentos permitem que se conclua que
a) a Guerra do Paraguai foi um evento sobre o qual é possível a construção de interpretações diversas, muitas vezes conflitantes.
b) os interesses britânicos foram os únicos responsáveis pela Guerra do Brasil, como esse conflito é conhecido no Paraguai.
c) as repúblicas sulamericanas objetivavam destruir o Império brasileiro, pela ligação deste com os interesses do capitalismo inglês.
d) a reunificação do Prata, apoiada pelo Império brasileiro, fez aguçar as tensões diplomáticas com a Argentina e o Uruguai.
e) a maior guerra da América do Sul teve início com agressão uruguaia ao Paraguai, devido aos acordos
secretos dessa nação com a Argentina.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 38
Sobre a fronteira entre México e Estados Unidos, é correto citar a (o): a) ausência de vias de circulação modernas entre os dois países. b) dificuldade de acesso terrestre de norteamericanos ao México. c) Redução das exportações do norte do México para os Estados Unidos. d) Restrição da entrada de trabalhadores mexicanos nos Estados Unidos. e) Embargo econômico dos Estados Unidos à produção agrícola do México.
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 40
De ponta a ponta, é tudo praia-palma, muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande, porque, a estender olhos, não podíamos ver senão terra com arvoredos, que nos parecia muito longa. Nela, até agora, não...
UNESP (julho) 2005 – Questão 55
(...) em diversas ocasiões, governadores, senhores de engenhos municipais convocaram sertanistas de São Paulo para empreender campanhas de “desinfestação” contra as populações revoltadas. (...) ...
FUVEST 2016 – Questão 65
Folha de S. Paulo, 19/12/2014. ...
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 23
“As tendências da moda, literatura, música, cinema, esportes, política, vida familiar refletem a mentalidade de uma época. E os mercados de ações registram, da mesma forma, essa mentalidade prevalecente. Os preços das...