Base dudow 066 2000 – Questão 14

Ciências Humanas / História / A República Oligárquica / Prudente de Morais
 A Guerra de Canudos (1896-1897) é emblemática no debate sobre a formação da nação no período republicano. A República recém-proclamada enfrentou um Brasil desconhecido: o sertão e os sertanejos. A guerra, tragicamente, significou um aprendizado para os brasileiros demonstrando que a:
 
a) Fragmentação e as grandes distâncias das regiões litorâneas impediram a organização e o crescimento das comunidades sertanejas.
b) Unidade cultural do país é fruto de um longo processo de gestação iniciado com a ocupação do litoral e o fabrico do açúcar.
c) Presença da Igreja Católica no sertão representava um elo entre a comunidade e as autoridades republicanas.
d) Frágil base política em que se assentava o governo republicano foi incapaz de reconhecer a questão social e cultural suscitada por Canudos.
e) Resistência política dos monarquistas organizados no arraial de Canudos era uma ameaça à ordem republicana.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP s. port 2006 – Questão 56
Cada vez mais se aproxima a completa extinção do trabalho escravo, sem que da parte dos [fazendeiros] haja o menor esforço em cuidar de sua substituição. [...] Por educação e por hábito do trabalho escravo, essencialmente barato, o...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 58
TEXTO I ...
FUVEST 2008 – Questão 71
Na atualidade, praticamente todos os dirigentes políticos no Brasil e no mundo dizem-se defensores dos padrões democráticos e valores republicanos. Na Antiguidade, tais padrões e valores conheceram o auge, tanto na democracia ateniense como na República Romana, quando predominaram a) a liberdade e o individualismo. b) o debate e o bem público. c) a demagogia e o populismo. d) o consenso e o respeito à privacidade. e) a tolerância religiosa e o direito civil.
Base dudow 2000 – Questão 44
O termo "pelego", com o sentido presente na crítica citada, foi forjado, na política brasileira: ...
UNESP 2012 – Questão 32
(...) o elemento religioso não limitou os seus efeitos ao fortalecimento, no mundo da cavalaria, do espírito de corpo; exerceu também uma ação poderosa sobre a lei moral do grupo. Antes de o futuro cavaleiro receber a sua espada, no altar,...