FGV Economia 2010 – Questão 36

Linguagens / Português / Acentuação Gráfica e Ortografia / Emprego dos Acentos
Uma ideia radical demais
“Grátis pode significar muitas coisas, e esse significado tem mudado ao longo dos anos. Grátis levanta suspeitas, mas não há quase nada que chame tanto a atenção. Quase nunca é tão simples quanto parece, mas é a transação mais natural de todas. Se agora estamos construindo uma economia em torno do Grátis, deveríamos começar entendendo o que ele é e como funciona.” Essas são as palavras que abrem o segundo capítulo de um livro lançado nesta semana nos Estados Unidos. O título é Free – The Future of a Radical Price (“Grátis – o futuro de um preço radical”, numa tradução livre). A editora Campus-Elsevier deve lançá-lo no Brasil no final deste mês. É preciso reconhecer que o autor não falta com a verdade. “Grátis” pode realmente significar muitas coisas, entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
A favor de Anderson, é necessário avisar de saída: em nenhum momento ele escreve que tudo será de graça. Sua tese central é que certos produtos e serviços podem, sim, ser gratuitos – e mesmo assim dá para ganhar dinheiro. Anderson constrói seu argumento sobre as diferenças fundamentais entre o mundo das coisas materiais, ou o mundo dos átomos, e a internet, ou o mundo dos bits. Eis a ideia central: todos os custos dos insumos básicos do mundo digital caem vertiginosamente.
(portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0947/tecnologia/ideiaradical-demais-482570.html)
Observe a tira.
(http://educacao.uol.com.br/album/tiras_reforma_album.jhtm)
 
No título do texto – Uma ideia radical demais – aparece a palavra ideia e, destacada no 2º parágrafo, a palavra constrói. Tendo como base as informações da tira, conclui-se que
a) nenhuma das duas palavras contém ditongo, por isso a regra do acordo descrita não se aplica a elas.
b) ambas as palavras estão corretamente grafadas, tendo como referência o novo acordo ortográfico.
c) nenhuma das palavras deve receber acento agudo no ditongo aberto, pois elas são oxítonas.
d) ambas as palavras deveriam receber acento, pois este deve estar presente nos ditongos das paroxítonas, conforme o novo acordo ortográfico.
e) houve troca no acento, pois a primeira, por ser oxítona, é que deveria ser acentuada conforme o novo acordo ortográfico.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 76
Assinale a alternativa que o plural metafônico está incorreto: a) fogo (ô), fogos (ó) b) olho (ô), olhos (ó) c) jogo (ô), jogos (ó) d) esforço (ô), esforços (ô) e) bolo (ô), bolos (ô)
FGV Economia 2011 – Questão 37
Com relação aos tecidos vegetais, pode-se afirmar que ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Nas frases abaixo, qual a única que não apresenta vocativo: a) Colombo, fecha as portas de seus mares. b) Eu, minha senhora, não quero mais me preocupar com isso. c) Ó minha amada, que olhos os teus. d) Se oriente, rapaz, pela constelação do cruzeiro do Sul. e) José de Alencar, romancista brasileiro, nasceu no Ceará.
FGV Economia 2010 – Questão 25
Sendo i a unidade imaginária, então (1 + i)20 – (1 – i)20 é igual a a) –1024. b) –1024i. c) 0. d) 1024. e) 1024i.
Base dudow 2000 – Questão 31
Vamos até a Matriz de Antônio Dias onde repousa, pó sem esperança, pó sem lembrança, o Aleijadinho. Vamos subindo em procissão a lenta ladeira. Padres e anjos, santos e bispos nos acompanham e tornam mais rica, tornam mais grave a romaria de...