FGV Economia 2010 – Questão 35

Linguagens / Português / Sintaxe / Regência Nominal
Uma ideia radical demais
“Grátis pode significar muitas coisas, e esse significado tem mudado ao longo dos anos. Grátis levanta suspeitas, mas não há quase nada que chame tanto a atenção. Quase nunca é tão simples quanto parece, mas é a transação mais natural de todas. Se agora estamos construindo uma economia em torno do Grátis, deveríamos começar entendendo o que ele é e como funciona.” Essas são as palavras que abrem o segundo capítulo de um livro lançado nesta semana nos Estados Unidos. O título é Free – The Future of a Radical Price (“Grátis – o futuro de um preço radical”, numa tradução livre). A editora Campus-Elsevier deve lançá-lo no Brasil no final deste mês. É preciso reconhecer que o autor não falta com a verdade. “Grátis” pode realmente significar muitas coisas, entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
A favor de Anderson, é necessário avisar de saída: em nenhum momento ele escreve que tudo será de graça. Sua tese central é que certos produtos e serviços podem, sim, ser gratuitos – e mesmo assim dá para ganhar dinheiro. Anderson constrói seu argumento sobre as diferenças fundamentais entre o mundo das coisas materiais, ou o mundo dos átomos, e a internet, ou o mundo dos bits. Eis a ideia central: todos os custos dos insumos básicos do mundo digital caem vertiginosamente.
(portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0947/tecnologia/ideiaradical-demais-482570.html)
Assinale a alternativa em que, sem incoerência com o sentido do texto, reescreve-se corretamente quanto à regência o trecho: ... entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
a) ... entre elas cobrar por um livro aonde na ideia central se tem uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
b) ... entre elas cobrar por um livro de que a ideia central esta uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
c) ... entre elas cobrar por um livro em cuja ideia central há uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
d) ... entre elas cobrar por um livro que a ideia central se refere uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
e) ... entre elas cobrar por um livro sobre uma ideia central que alude uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 15
Os anos N–1, e N têm 365 dias cada um. Sabendo-se que o 300° dia do ano N é uma terça-feira, o 100° dia do ano N–1 foi uma a) segunda-feira. b) terça-feira. c) quarta-feira. d) quinta-feira. e) sexta-feira.
FGV Economia 2011 – Questão 17
Se três das raízes da equação polinomial x4 + mx2 + nx + p = 0 na incógnita x são 1, 2 e 3, então, m + p é igual a a) 35. b) 24. c) – 12. d) – 61. e) – 63.
FUVEST 2006 – Questão 4
No trecho “mas minha mãe botou ele por promessa”, o pronome pessoal foi empregado em registro coloquial. É o que também se verifica em: a) “— E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?” b) “— E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?” c) “— Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?” d) “— Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.” e) “— (...) pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...”
FGV Economia 2010 – Questão 23
Fatorando completamente o polinômio x9 – x em polinômios e monômios com coeficientes inteiros, o número de fatores será: a) 7 b) 5 c) 4 d) 3 e) 2
Base dudow 2000 – Questão 11
A regência nominal está conforme a norma culta em: a) O filho tornou-se um profissional apto para exercer ao cargo de diretor. b) A estrangeira mostrava muita devoção a pesquisa do HIV, naquele hospital. c) A população simpatizava-se com as propostas apresentadas pelo Governo. d) O homem deve obediência aos princípios harmônicos que a natureza lhe oferece. e) Estou disposto de concorrer ao cargo público.