FGV Economia 2010 – Questão 34

Linguagens / Português / Semântica / Verbo
Uma ideia radical demais
“Grátis pode significar muitas coisas, e esse significado tem mudado ao longo dos anos. Grátis levanta suspeitas, mas não há quase nada que chame tanto a atenção. Quase nunca é tão simples quanto parece, mas é a transação mais natural de todas. Se agora estamos construindo uma economia em torno do Grátis, deveríamos começar entendendo o que ele é e como funciona.” Essas são as palavras que abrem o segundo capítulo de um livro lançado nesta semana nos Estados Unidos. O título é Free – The Future of a Radical Price (“Grátis – o futuro de um preço radical”, numa tradução livre). A editora Campus-Elsevier deve lançá-lo no Brasil no final deste mês. É preciso reconhecer que o autor não falta com a verdade. “Grátis” pode realmente significar muitas coisas, entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito.
A favor de Anderson, é necessário avisar de saída: em nenhum momento ele escreve que tudo será de graça. Sua tese central é que certos produtos e serviços podem, sim, ser gratuitos – e mesmo assim dá para ganhar dinheiro. Anderson constrói seu argumento sobre as diferenças fundamentais entre o mundo das coisas materiais, ou o mundo dos átomos, e a internet, ou o mundo dos bits. Eis a ideia central: todos os custos dos insumos básicos do mundo digital caem vertiginosamente.
(portalexame.abril.uol.com.br/revista/exame/edicoes/0947/tecnologia/ideiaradical-demais-482570.html)
Na primeira frase do texto, o tempo composto tem mudado expressa uma ação
a) concluída e pode ser substituído por mudou ou muda.
b) em processo e não há forma simples que o possa exprimir.
c) hipotética e pode ser substituído por mudaria.
d) em continuidade e pode ser substituído por mudara.
e) impossível no futuro e não há forma simples que o possa exprimir.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 26
O sinal indicativo de crase é obrigatório na alternativa. a) Ficava horas a ouvir música. b) Abraço a causa até as últimas consequências. c) Convidou-me para uma visita a sua casa. d) A partir do momento em que resolveu, ficou decididamente exigente. e) A noite, no largo do Bonsucesso, haverá mais dois comícios.
Base dudow 2000 – Questão 61
O Brasil jovem está “curtindo” o vestibular. Os termos grifados, no período acima, são respectivamente: a) adjunto adverbial e objeto direto. b) predicativo do sujeito e objeto direto. c) adjunto adnominal e objeto direto. d) adjunto adverbial e predicativo do sujeito. e) adjunto adnominal e complemento nominal.
UNESP 2016 – Questão 2
Os termos “o uso do papel” e “um manual de instrução” (1º parágrafo) se identificam sintaticamente por exercerem nas respectivas orações a função de: a) objeto direto b) predicativo do sujeito c) objeto indireto d) complemento nominal e) sujeito
Base dudow 2000 – Questão 28
Todas as frases estão corretas quanto ao uso do particípio, EXCETO: a) Ela tinha acendido o fogo. b) Eu havia entregado os documentos na secretaria. c) O jogador foi expulso do jogo. d) Sua mesa não está limpa. e) Eles não haviam impresso o trabalho.
Base dudow 2000 – Questão 27
Assinale o período em que há sujeito indeterminado. a) Amanheceu radiante o dia de hoje. b) No inverno anoitece muito cedo. c) Vive-se bem com Deus. d) Conta-se que vai haver festa e) Contam-se muitas coisas de você.