FGV Economia 2010 – Questão 133

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
Em entrevista aos meios de comunicação, o infectologista David Uip, à época diretor-executivo do INCOR, afirmou que, ao longo dos últimos séculos, as epidemias têm se tornado menos avassaladoras, ou seja, algumas doenças, apesar do alto potencial de transmissão, apresentam taxas de mortalidade menores que antigamente. Tal fato, cogita o médico, deve-se à “esperteza” do vírus, adquirida ao longo das gerações. Essa propriedade do elemento viral – a sua esperteza – pode ser compreendida no contexto de um conceito biológico que é:
a) a mutação. Os vírus sofrem mutações específicas visando tornarem-se menos virulentos. Desse modo, propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, além de permitir que proliferem por mais tempo.
b) a evolução. Os vírus evoluem visando tornarem-se menos virulentos. Desse modo, propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, além de permitir que proliferem por mais tempo.
c) a seleção natural. As formas mais virulentas são eliminadas juntamente com seus hospedeiros e as formas que propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, acabam por se proliferar por mais tempo.
d) a adaptação. Independentemente dos vírus, os hospedeiros se adaptam ao grau de virulência do agente patogênico, tornando-se mais resistentes à doença, o que resulta em menor número de óbitos e oportunidade para os vírus proliferarem por mais tempo.
e) a competição. As formas mais virulentas do agente patogênico, mais eficientes em provocar a doença, proliferam mais rapidamente que as formas menos virulentas. Desse modo, ao longo das gerações, aumentam em frequência na população de hospedeiros.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2009 – Questão 19
O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA transcreve RNA e este orienta a síntese de proteínas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a...
FUVEST 2009 – Questão 53
Ao longo da evolucao das plantas, os gametas: a) tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos. b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundacao. c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos. d) permaneneceram dependentes de agua para transporte e fecundacao em todos os grupos. e) apareceram no mesmo grupo no qual tambem surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva.
FGV Economia 2009 – Questão 115
A massa aproximada de eteno, equivalente a 50,0 L desse gás contido num cilindro a 300 K e 2,00 atm, é igual a a) 4000 g. b) 2050 g. c) 816 g. d) 224 g. e) 112 g.
FGV Economia 2010 – Questão 8
A figura indica a planificação da lateral de um cone circular reto: O cone a que se refere tal planificação é a) b) c) d) e)
FUVEST 2017 – Questão 56
O esquema representa, de maneira simplificado, a circulação sanguínea em peixes. Pode-se afirmar corretamente que nos peixes, a) o coração recebe somente sangue pobre em O2. b) ocorre mistura de sangue pobre e rico em O2, como nos répteis. c) o sangue mantém constante a concentração de gases ao longo do percurso. d) a circulação é dupla, como ocorre em todos os vertebrados. e) o sistema circulação é aberta, pois o sangue tem contato direto com as brânquias.