FGV Economia 2010 – Questão 133

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
Em entrevista aos meios de comunicação, o infectologista David Uip, à época diretor-executivo do INCOR, afirmou que, ao longo dos últimos séculos, as epidemias têm se tornado menos avassaladoras, ou seja, algumas doenças, apesar do alto potencial de transmissão, apresentam taxas de mortalidade menores que antigamente. Tal fato, cogita o médico, deve-se à “esperteza” do vírus, adquirida ao longo das gerações. Essa propriedade do elemento viral – a sua esperteza – pode ser compreendida no contexto de um conceito biológico que é:
a) a mutação. Os vírus sofrem mutações específicas visando tornarem-se menos virulentos. Desse modo, propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, além de permitir que proliferem por mais tempo.
b) a evolução. Os vírus evoluem visando tornarem-se menos virulentos. Desse modo, propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, além de permitir que proliferem por mais tempo.
c) a seleção natural. As formas mais virulentas são eliminadas juntamente com seus hospedeiros e as formas que propiciam quadros mais leves da doença, o que resulta em menor número de óbitos, acabam por se proliferar por mais tempo.
d) a adaptação. Independentemente dos vírus, os hospedeiros se adaptam ao grau de virulência do agente patogênico, tornando-se mais resistentes à doença, o que resulta em menor número de óbitos e oportunidade para os vírus proliferarem por mais tempo.
e) a competição. As formas mais virulentas do agente patogênico, mais eficientes em provocar a doença, proliferam mais rapidamente que as formas menos virulentas. Desse modo, ao longo das gerações, aumentam em frequência na população de hospedeiros.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2005 – Questão 15
O mexilhão dourado, Limnoperna fortunei, é uma espécie exótica originária da Ásia, que chegou ao Brasil junto com a água de lastro de navios. Trata-se de um molusco do mesmo grupo das ostras, que se alimenta de partículas em suspensão...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 87
OPORTUNIDADE! ...
FGV Economia 2010 – Questão 9
Os pontos A, B, C, D, E e F estão em AF e dividem esse segmento em 5 partes congruentes. O ponto G está fora de AF, e os pontos H e J estão em GD e GF, respectivamente. Se GA,HC e JE são paralelos, então a razão HCJE é a) 53 b) 32 c) 43 d) 54 e) 65
ENEM 2ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 132
Ao longo do processo evolutivo, adaptações anatômicas e fisiológicas permitiram a sobrevivência de plantas às condições dos diferentes ambientes habitados. O quadro apresenta exemplos de cinco plantas com diferentes características. Qual dessas plantas é adaptada a ambientes com disponibilidade restrita de água? a) I b) II c) III d) IV e) V
UERJ 2008 – Questão 26
Em um experimento, em condições adequadas, foram medidas as velocidades de reação V de uma enzima, em função do aumento da concentração de seu substrato S. O gráfico abaixo indica variações de 1/v em função de S A curva que deve representar o resultado experimental é a identificada por: a) W. b) X. c) Y. d) Z.