FGV Economia 2010 – Questão 107

Ciências da Natureza / Química / Estequiometria / Revendo Conceitos sobre Relações Básicas
O clorato de potássio, KClO3, é uma substância bastante utilizada nos laboratórios didáticos para obtenção de gás oxigênio, a partir da sua decomposição térmica, gerando ainda como resíduo sólido o cloreto de potássio. Uma amostra de 12,26 g de uma mistura de sais de clorato e cloreto de potássio foi aquecida obtendo-se 9,86 g de resíduo sólido (KCl ).
Considerando-se que todo o clorato de potássio contido na amostra de mistura de sais foi decomposto, então a porcentagem em massa de KClOna amostra era inicialmente igual a:
a) 20%.
b) 40%.
c) 50%.
d) 60%.
e) 80%.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 81
Um composto iônico, a partir da concentração de sua solução aquosa saturada, a 25°C, pode ser classificado de acordo com a figura, quanto à solubilidade em água. ...
UNIFESP 2005 – Questão 76
Considere recipientes com os seguintes volumes de substâncias gasosas, nas mesmas condições de pressão e temperatura. Com base no Princípio de Avogadro (“Volumes iguais de gases quaisquer, mantidos nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas.”), é possível afirmar que o número total de átomos é igual nos recipientes que contêm: a) CO e CO2. b) CO e O2. c) CO e C2H4. d) CO2 e O2. e) CO2 e C2H4.
Base dudow 2000 – Questão 33
São feitas as seguintes afirmações sobre o composto 3,5-dimetil-hepta-2-eno: I. A sua fórmula molecular é C9H8. II. Apresenta um átomo de carbono com arranjo trigonal planar. III. Apresenta isômeros ópticos. IV. Apresenta isomeria geométrica. São corretas as afirmações contidas apenas em a) II e III. b) III e IV. c) I, II e III. d) I, II e IV. e) I, III e IV.
FUVEST 2012 – Questão 85
Em uma sala fechada e isolada termicamente, uma geladeira, em funcionamento, tem, num dado instante, sua porta completamente aberta. Antes da abertura dessa porta, a temperatura da sala é maior que a do interior da geladeira. Após a abertura da...
FGV Economia 2011 – Questão 15
A representação gráfica do conjunto solução de (x2 – 2x – 3) (–2y – 8) ≥ 0 no plano cartesiano ortogonal é melhor representada por a) b) c) d) e)