FGV Economia 2009 – Questão 60

Ciências Humanas / História / A Nova República / Fernando Collor (1990 - 1992)
O Plano Collor foi o mais violento ato de intervenção estatal na economia brasileira, na segunda metade do século. No entanto, ao estrangular a inflação, ele abriu as portas para uma ampla liberalização.
(Jayme Brener, Jornal do século XX)
 
Sobre esse plano, inserido em uma ordem neoliberal, é correto afirmar que:
 
a) se pautou pela ampliação do meio circulante, por meio do aumento dos salários e das aposentadorias; liquidou empresas públicas e de economia mista que geravam prejuízo; estabeleceu uma política fiscal de proteção à indústria nacional.
b) criou um imposto compulsório sobre os investimentos especulativos para o financiamento da infra-estrutura industrial; liberou a importação dos insumos industriais e restringiu a importação de bens de consumo não-duráveis.
c) estabeleceu-se uma nova política cambial, com um controle mais rígido realizado pelo Banco Central; demissão em massa de funcionários públicos concursados; aumentou a renda tributária por meio da criação do Imposto sobre Valor Agregado.
d) objetivou a privatização de empresas estatais; diminuiu as restrições à presença do capital estrangeiro no Brasil; gerou a ampliação das importações e eliminaram-se subsídios, especialmente das tarifas públicas.
e) aumentou a liberdade sindical com uma ampla reforma na CLT e revogou a opressiva lei de greve; recriou empresas estatais ligadas à exploração e refino de petróleo; congelou os capitais especulativos dos bancos e dos investidores estrangeiros.
Esta questão recebeu 4 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 59
Com uma produção diversificada, abrangendo indústrias têxteis, siderúrgicas e de equipamentos ferroviários, a região do Manufacturing Belt, comparada a outras regiões industriais dos EUA ...
FUVEST 2008 – Questão 61
Revista Atenção, Editora Página Aberta, ano 2, n 5, 1996 (adaptado) ...
FGV Economia 2009 – Questão 43
Os espaços do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com a) Por que ... retivesse b) Porque ... retesse c) Porquê ... retinha d) Por quê ... retivesse e) Por que ... retesse
FUVEST 2006 – Questão 37
De uma publicação francesa, em 1787: “Quais são as fontes da força econômica da Inglaterra? — o comércio marítimo e a agricultura; a agricultura, sobretudo, é lá mais conhecida do que em qualquer outra parte, e, geralmente, praticada segundo princípios diferentes”. Podemos deduzir que os “princípios diferentes” aos quais a frase se refere são os do: a) feudalismo. b) capitalismo. c) mercantilismo. d) cooperativismo. e) escravismo.
FUVEST 2006 – Questão 34
Segundo o historiador Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso relativamente à condição miserável dos ...