FGV Economia 2009 – Questão 56

Ciências Humanas / História / Segundo Reinado / Economia do Século XIX
 Pouco a pouco, [os cafeicultores] se afastam das tarefas ligadas à gestão direta das plantações, que são confiadas a administradores. Eles se estabelecem nas grandes cidades, sobretudo em São Paulo. Suas atividades de comerciantes não se conciliavam com uma ausência prolongada dos centros de negócios cafeeiros.
(Sérgio Silva, Expansão cafeeira e origens da indústria no
Brasil apud Rubim Santos Leão de Aquino et alii, Sociedade
brasileira: uma história através dos movimentos sociais)
 
Considerando a estrutura econômica brasileira no século XIX e os dados presentes no texto, é correto afirmar que
a) enquanto os produtores de açúcar do nordeste detinham o controle sobre todas as etapas da produção– do plantio da cana até a comercialização com grandes negociantes estrangeiros – os cafeicultores especializaram-se apenas na produção, obtendo com isso grandes lucros.
b) a alta produtividade – com o decorrente lucro maior do que o obtido pelo açúcar e tabaco – dos cafeicultores paulistas e fluminenses foi resultado da opção de utilizar-se prioritariamente a mão-de-obra livre e assalariada desde 1850, quando se efetivou o fim do tráfico negreiro para o Brasil.
c) os cafeicultores eram mais do que simples produtores de café, pois também atuavam em outras áreas econômicas, como a que comercializava o café, o que permitia uma maior circulação interna do capital e uma maior concentração dos lucros nas mãos desses produtores.
d) a expansão cafeeira, assim como toda a estrutura econômica do Segundo Reinado, seguiu a lógica que estava presente na organização da economia colonial, pois essa atividade não incorporou os avanços tecnológicos oferecidos pela chamada Segunda Revolução Industrial.
e) a lei Eusébio de Queiroz e a lei de Terras, ambas de 1850, foram decisivas para o avanço da produção cafeeira no vale do Paraíba e no oeste paulista, pois incentivaram a entrada de imigrantes nessas regiões e democratizaram o acesso à propriedade fundiária de pequeno e médio porte.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2010 – Questão 116
Considere as interações que podem ocorrer entre duas substâncias quaisquer dentre as representadas na tabela. Forças intermoleculares do tipo ligações de hidrogênio podem ocorrer na interação das substâncias a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
FGV Economia 2010 – Questão 114
A fórmula mínima do eugenol é a) C4H5O. b) C4H6O. c) C5H4O. d) C5H5O. e) C5H6O.
UFABC 2009 – Questão 14
Exibicionismo burguês ...
Base dudow 2000 – Questão 18
Greve em São Paulo, em abril de 1953: a polícia reprime o trabalhador, fato recorrente em toda a história republicana. Uma circunstância das relações entre Estado e trabalhador, no período histórico corresponde á: ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 62
   "Sexto rei sumério (governante entre os séculos XVIII e XVII a.C.) e nascido em Babel, “Khammu-rabi” (pronúncia em babilônio) foi fundador do I Império Babilônico (correspondente ao atual Iraque), unificando amplamente o mundo...