FGV Economia 2009 – Questão 44

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
Não soltar cavalos
Como em tudo, no escrever também tenho uma espécie de receio de ir longe demais. Que será isso? _________? Retenho-me, como se _________ as rédeas de um cavalo que poderia galopar e me levar Deus sabe onde. Eu me guardo. Por que e para quê? para o que estou eu me poupando? Eu já tive clara consciência disso quando uma vez escrevi: “é preciso não ter medo de criar”. Por que o medo? Medo de conhecer os limites de minha capacidade? ou medo do aprendiz de feiticeiro que não sabia como parar? Quem sabe, assim como uma mulher que se guarda intocada para dar-se um dia ao amor, talvez eu queira morrer toda inteira para que Deus me tenha toda.
A frase final do texto está redigida em 3.ª pessoa  do singular (uma mulher) e 1.ª pessoa do singular (eu). Alternando ambas as ocorrências para o plural, obtém-se:
a) Quem sabe, assim como mulheres que se guarda intocadas para darem-se um dia ao amor, talvez nós queremos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha toda.
b) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocada para dar-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrer inteiras para que Deus nos tenham todas.
c) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocadas para darem-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrer todas inteiras para que Deus nos tenha todas.
d) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocada para darem-se um dia ao amor, talvez nós queiramos morrermos inteiras para que Deus nos tenham todas.
e) Quem sabe, assim como mulheres que se guardam intocadas para dar-se um dia ao amor, talvez nós queremos morrer toda inteira para que Deus nos tenha toda.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2011 – Questão 12
No fragmento apresentado, de Vidas secas, as formas verbais mais frequentes se enquadram em dois tempos do modo indicativo. Marque a alternativa que indica, pela ordem, o tempo verbal predominante no segundo parágrafo e o que predomina no quinto parágrafo. a) pretérito perfeito – pretérito imperfeito. b) presente – pretérito imperfeito. c) presente – pretérito perfeito. d) futuro do pretérito – presente. e) pretérito imperfeito – pretérito perfeito
FGV Economia 2010 – Questão 74
Fenômeno El Niño está de volta e pode afetar o clima (www.noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46775) No Brasil, um dos efeitos esperados para o fenômeno do El Niño é a) o aumento das chuvas e das temperaturas na região Sul. b) a forte diminuição das temperaturas no inverno da região Sudeste. c) a diminuição do período seco na região Nordeste. d) o aumento das chuvas na região Norte. e) redução do período chuvoso na região Centro-Oeste.
Base dudow 2000 – Questão 33
“Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem...
Base dudow 2000 – Questão 26
Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta. a) Visei a um passaporte e fui viajar. b) Aspirei ao perfume e achei-o gostoso. c) Perdoo aos teus erros, pois acho-os bem humanos. d) Ensino a vocês as regras do bem viver. e) Eu lhe vi e você não me viu.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 99
S.O.S Português ...