FGV Economia 2009 – Questão 43

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
Não soltar cavalos
Como em tudo, no escrever também tenho uma espécie de receio de ir longe demais. Que será isso? _________? Retenho-me, como se _________ as rédeas de um cavalo que poderia galopar e me levar Deus sabe onde. Eu me guardo. Por que e para quê? para o que estou eu me poupando? Eu já tive clara consciência disso quando uma vez escrevi: “é preciso não ter medo de criar”. Por que o medo? Medo de conhecer os limites de minha capacidade? ou medo do aprendiz de feiticeiro que não sabia como parar? Quem sabe, assim como uma mulher que se guarda intocada para dar-se um dia ao amor, talvez eu queira morrer toda inteira para que Deus me tenha toda.
Os espaços do texto devem ser preenchidos, respectivamente, com

a) Por que ... retivesse
b) Porque ... retesse
c) Porquê ... retinha
d) Por quê ... retivesse
e) Por que ... retesse

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 70
Considere as seguintes substituições propostas para diferentes trechos do texto: I. “o número a que chegasse” = o número a que alcançasse. II. “Lembro o orgulho” = Recordo-me do orgulho. III. “coisas que deixamos de fazer” = coisas que nos descartamos. IV. “não há mais bondes” = não existe mais bondes. A correção gramatical está preservada apenas no que foi proposto em a) I. b) II. c) III. d) II e IV. e) I, III e IV.
Base dudow 2000 – Questão 3
Assinale a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal a) Alguém me disse que tu amas novamente. b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo. c) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível. d) Diria-te toda a verdade, se dissesses-me por que te perseguiam. e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.
FGV Economia 2011 – Questão 32
A teoria da evolução foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções de genética. Segundo essa teoria, afirmou-se que: ...
FGV Economia 2011 – Questão 19
Na figura, a corda EF¯ é perpendicular à corda BC, sendo M o ponto médio de BC. Entre B e C toma-se U, sendo que o prolongamento de EU intercepta a circunferência em A. Em tais condições, para qualquer U distinto de M, o triângulo EUM é semelhante ao triângulo                     a) EFC. b) AUB. c) FUM. d) FCM. e) EFA.
Base dudow 2000 – Questão 50
Na oração “Há em nosso povo duas constantes...”, temos: a) sujeito simples (nosso povo) b) sujeito simples (duas constantes) c) sujeito indeterminado d) sujeito oculto (ele) e) oração sem sujeito