FGV Administração 2010 – Questão 47

Ciências Humanas / História / Absolutismo e Iluminismo / Absolutismo - Definições
A denominada Sociedade do Antigo Regime, tipo de organização social peculiar à maior parte da Europa, na Idade Moderna, teve como característica jurídica principal:
a) a tributação exclusiva das camadas mais pobres, formadas por artesãos, servos e pequenos proprietários.
b) o princípio da desigualdade, com o estabelecimento de direitos e privilégios de acordo com a posição social de seus membros, definida por nascimento.
c) o desenvolvimento de uma cultura correspondente aos valores da burguesia, que adaptou o poder, a arte, a ciência e a filosofia aos ideais de trabalho e geração de riquezas.
d) a monarquia absolutista, consolidada com base no poder econômico da alta burguesia, a adoção do parlamentarismo constitucional e a implementação dos direitos fundamentais do cidadão.
e) a tolerância religiosa e a elaboração de leis que estabeleceram monarquias laicas que coibiram perseguições religiosas e políticas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 76
Na Guerra de 1973, aumentou a diáspora palestina, quando Israel sofreu uma invasão na Península do Sinai e na Cisjordânia (incluindo a parte Oriental de Jerusalém). Ficou mundialmente conhecida como: a) Guerra dos Sete Dias b) Segunda Guerra Mundial c) Guerra das Malvinas d) Guerra dos Seis Dias e) Guerra do Yon Kippur
Base dudow 2000 – Questão 43
Sobre os Tratados Firmados logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar que: ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior há 4000 a.C, pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base...
Base dudow 2000 – Questão 2
Sobre a Revolução Industrial nos séculos XVIII e XIX, é correto afirmar. ...
UNESP 2011 – Questão 36
(...) “Confeitaria do Custódio”. Muita gente certamente lhe não conhecia a casa por outra designação. Um nome, o próprio nome do dono, não tinha significação política ou figuração histórica, ódio nem amor, nada que chamasse a...