FGV Administração 2010 – Questão 30

Linguagens / Português / Semântica / Propriedades Intersígnicas
A fôrma e as ideias 
Restringe-se quase apenas à classe dos linguistas a expectativa pela estreia, hoje, de mais uma reforma ortográfica no Brasil. As mudanças por ora são ignoradas pela maioria da população brasileira e terão impacto reduzido no cotidiano: a cada mil palavras utilizadas, cinco serão alteradas. 
Pensado para unificar a linguagem escrita nos países lusófonos, o Acordo Ortográfico produz muito barulho por quase nada. Seu impacto estará concentrado na burocracia diplomática – não será mais necessário “traduzir” documentos para as diversas grafias nacionais do idioma – e no mercado editorial, que vai movimentar-se nos próximos anos para adaptar livros e dicionários ao novo padrão. 
A ortografia que está sendo substituída não constitui barreira para a compreensão de textos escritos no padrão de outro país. Dificuldades maiores são oferecidas pela construção das frases e pelo vocabulário mobilizado nas diversas regiões em que se fala o idioma. 
Somente a experiência da leitura sistemática e a exposição constante a textos e tradições nacionais, regionais e históricas diversas podem levar à superação desses obstáculos. A nova ortografia altera algumas fôrmas das ideias, jamais seu conteúdo.  
Folha de S. Paulo, 01/01/2009. Adaptado. 
Leia estas duas estrofes, que compõem a “Invocação”, do poema  Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões, comparando-as com a última frase do texto do jornal.
 
E vós, Tágides minhas, pois criado 
Tendes em mim um novo engenho ardente,  
Se sempre em verso humilde celebrado  
Foi de mim vosso rio alegremente,  
Dai-me agora um som alto e sublimado,  
Um estilo grandíloquo e corrente,  
.................................................................  
Dai-me uma fúria grande e sonorosa,  
E não de agreste avena ou frauta ruda,  
Mas de tuba canora e belicosa,  
Que o peito acende e a cor ao gesto muda;  
Dai-me igual canto aos feitos da famosa  
Gente vossa, que a Marte tanto ajuda;  
 
Dentre as palavras sublinhadas no poema, as que mais se aproximam dos termos “fôrmas” e “conteúdo”, tendo em vista os elementos da linguagem a que esses termos se referem, são, respectivamente,  
a) “estilo” e “feitos”. 
b) “som” e “tuba”. 
c) “frauta” e “gesto”. 
d) “engenho” e “canto”. 
e) “verso” e “fúria”.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 22
Constitui exemplo de parassíntese – adição simultânea de prefixo e sufixo a um dado radical – a seguinte palavra do texto: a) Destinam b) Enriquecem c) Científicos d) Aperfeiçoamentos e) Tecnológicos
FGV Administração 2010 – Questão 43
In paragraph 2, when the article talks about "an underlying difference in psychology," it most likely means that ...
Base dudow 2000 – Questão 53
Leia os versos do poeta português Bocage. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 108
Fernand Léger, artista francês envolvido com o movimento cubista, tinha como princípio transformar imagens em figuras geométricas, especialmente cones, esferas e cilindros. A obra apresentada mostra o homem em uma alusão à...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 129
TEXTO I ...