FGV Administração 2010 – Questão 28

Linguagens / Português EF / Semântica / Gêneros Textuais
A fôrma e as ideias 
Restringe-se quase apenas à classe dos linguistas a expectativa pela estreia, hoje, de mais uma reforma ortográfica no Brasil. As mudanças por ora são ignoradas pela maioria da população brasileira e terão impacto reduzido no cotidiano: a cada mil palavras utilizadas, cinco serão alteradas. 
Pensado para unificar a linguagem escrita nos países lusófonos, o Acordo Ortográfico produz muito barulho por quase nada. Seu impacto estará concentrado na burocracia diplomática – não será mais necessário “traduzir” documentos para as diversas grafias nacionais do idioma – e no mercado editorial, que vai movimentar-se nos próximos anos para adaptar livros e dicionários ao novo padrão. 
A ortografia que está sendo substituída não constitui barreira para a compreensão de textos escritos no padrão de outro país. Dificuldades maiores são oferecidas pela construção das frases e pelo vocabulário mobilizado nas diversas regiões em que se fala o idioma. 
Somente a experiência da leitura sistemática e a exposição constante a textos e tradições nacionais, regionais e históricas diversas podem levar à superação desses obstáculos. A nova ortografia altera algumas fôrmas das ideias, jamais seu conteúdo.  
Folha de S. Paulo, 01/01/2009. Adaptado. 
Indique, no quadro, as características predominantes do texto, quanto aos aspectos relacionados:

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 27
Leia o texto a seguir: ...
UNIFESP port e inglês 2007 – Questão 10
Um homem do mundo me perguntou: ...
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 105
Lugar de mulher também é na oficina. Pelo menos nas oficinas dos cursos da área automotiva fornecidos pela Prefeitura, a presença feminina tem aumentado ano a ano. De cinco mulheres matriculadas em 2005, a quantidade saltou para 79 alunas...
Base dudow 2000 – Questão 37
Observe os períodos adiante, diferentes quanto à pontuação. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 16
A toada Boiadeiro, de Armando Cavalcante e Klecius Caldas, notabilizada pela interpretação de Luiz Gonzaga em 1950, tem sua letra elaborada em versos de doze e de dez sílabas métricas. Observe com atenção os seguintes versos na letra da toada: ...