FATEC 2020 – Questão 45

Ciências da Natureza / Biologia
Os cientistas que realizam pesquisas históricas com base nos anéis de crescimento das árvores organizam amostras de madeiras de plantas vivas e mortas para determinar as condições climáticas do passado em regiões específicas.Isso é possível porque, em certas espécies, principalmente em regiões de clima temperado, o número de anéis decrescimento corresponde exatamente ao número de anos de existência da árvore, sendo que, durante cada inverno,a atividade do câmbio é interrompida e, posteriormente,retomada na primavera. Além disso, a espessura do caule varia de acordo com diversos fatores ambientais, tais como luminosidade, temperatura, regime de chuvas, água disponível no solo e duração do período de crescimento.
Quando as condições são favoráveis, os anéis são largos;em condições desfavoráveis, eles são mais estreitos.
(Amabis, José Mariano; Martho , Gilberto Rodrigues. Biologia dos Organismos. – 3ª. ed. – São Paulo: Moderna, 2009. Adaptado.)

Sobre os anéis de crescimento de certas espécies de árvores, é correto afirmar que são formados
a) pela atividade do câmbio, que produz o xilema estival e o xilema primaveril em resposta às alterações climáticas das estações do ano.
b) pela atividade do câmbio, que produz, principalmente no inverno, o xilema estival com vasos de grande calibre e paredes finas.
c) pela atividade do câmbio, que independente dos fatores ambientais, produz o floema primaveril que conduz seiva bruta ou mineral.
d) pelos vasos lenhosos, que se desenvolvem mais no inverno do que no verão e conduzem seiva elaborada ou orgânica.
e) pelos feixes liberolenhosos, que se desenvolvem apenas no verão e só conduzem seiva elaborada ou orgânica.

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 15
O oxigênio produzido e colocado na atmosfera pelas plantas verdes é oriundo de ...
UFRGS - Biologia 2011 – Questão 24
Os ecossistemas terrestres transferem através dos rios um grande fluxo de elementos para os mares. Com relação ao fluxo de materiais e nutrientes em sentido inverso, ou seja, dos mares para os sistemas terrestres, considere as seguintes...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 16
O texto afirma que a cidade de Porto Príncipe está a) sendo reconstruída rapidamente pelas autoridades do Haiti. b) destruída, apesar de não ter sido abandonada pelos moradores. c) alterando sua tradição migratória. d) retomando práticas do tempo da escravidão. e) cercada pelas autoridades do Haiti.
ENEM Regular - Natureza e Matemática 2020 – Questão 97
Pesquisadores dos Estados Unidos desenvolveram uma nova técnica, que utiliza raios de luz infravermelha (invisíveis a olho nu) para destruir tumores. Primeiramente, o paciente recebe uma injeção com versões modificadas de anticorpos que têm...
FATEC 2003 – Questão 15
Em aparelhagem adequada, nas condições ambientes,certa massa de carbonato de cálcio foi colocada para reagir com excesso de ácido clorídrico diluído. Dessa transformação, resultou um gás. O volume de gás liberado foi medido a cada 30...