FATEC 2020 – Questão 20

Ciências da Natureza / Química
Leia o texto para responder.
A Química do Slime
 
A jornada histórica do slime tem início nas primeiras décadas do século XX, quando James Wright criou um material com características muito parecidas com a borracha. Atualmente, devido às mais variadas formulações disponibilizadas em plataformas e mídias digitais,pode-se produzir o próprio slime em casa.
O slime caseiro pode ser produzido pela mistura de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio (NaHCO3), 100 mL de água boricada (solução de ácidobórico, H3BO3) e 60 g de cola de isopor (constituída de poliacetato de vinila, PVAc). Quando misturamos o bicarbonato de sódio com o ácido bórico, ocorre uma reação química que produz gás carbônico, água e borato de sódio (Na3BO3).
A dissociação, em solução aquosa, do borato e do bicarbonato de sódio libera íons sódio (Na+), que vão interagir com as moléculas do PVAc, formando um composto de elevada viscosidade e elasticidade.
Os íons sódio interagem com a estrutura do PVAc conforme representado.
A reação entre o ácido bórico e o bicarbonato de sódio também origina o tetraborato de sódio, conhecido como“Bórax” (Na2B4O7). Este, em meio básico, transforma-se em tetrahidroxiborato, conforme representado na equação 1.

O PVAc reage com moléculas de água produzindo álcool polivinílico (PVA), conforme representado na equação 2.

O tetrahidroxiborato reage com o PVA (equação 3),formando novas ligações que interligam as cadeias do polímero que constitui o slime.
Considerando que uma colher de chá de bicarbonato de sódio contém 5 g desse composto, é correto afirmar que o número de moléculas de bicarbonato de sódio utilizadas na fabricação do slime caseiro, conforme descrito no texto, corresponde a aproximadamente
a) 6,2 × 1022
b) 7,1 × 1022
c) 9,1 × 1022
d) 2,0 × 1023
e) 3,0 × 1023

Veja outras questões semelhantes:

UFPR 2017 – Questão 57
A bauxita, constituída por uma mistura de óxidos, principalmente de alumínio (Al2O3) e ferro (Fe2O3 e Fe(OH)3), é o principal minério utilizado para a produção de alumínio. Na purificação pelo processo Bayer, aproximadamente 3 toneladas de...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 19
Na figura abaixo está representada a função real f, dada por f(x) = logax, para todo x > 0. De acordo com os dados da figura, é correto concluir que a área do trapézio ABCO, em unidades de superfície, é a) 4. b) 4,5. c) 5. d) 5,5. e) 6.
FATEC 2006 – Questão 21
Se f é uma função real definida por f(x) =2 tg x1 + tg²x , então f(x) é igual a a) cosec 2x. b) sec 2x. c) tg 2x. d) cos 2x. e) sen 2x.
UNESP (julho) 2012 – Questão 72
Na indústria farmacêutica, substâncias específicas são utilizadas para revestir pílulas e comprimidos. Em um experimento, uma das substâncias sólidas foi retirada de uma formulação e purificada. Para verificar a eficiência da...
UNESP 2008 – Questão 72
As reações direta e inversa na equação química apresentada são classificadas, respectivamente, como de a) condensação e hidrólise. b) adição e hidrólise. c) hidrólise e adição. d) eliminação e condensação. e) substituição e eliminação.