FATEC 2016 – Questão 7

Ciências da Natureza / Química / Radioatividade / Tipos de Radiações
Viagem sem volta a Marte
 
Duzentas mil pessoas se candidataram para participar
do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo- esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as
Olimpíadas.”
<http//tinyurl.com/zp6l8lq>
Acesso em: 27.02.2016 Adaptado.
O texto cita o termo radiação nos trechos: “radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares” e “absorção de 330 milisierverts de radiação no organismo”. O texto não está fazendo alusão às emissões de partículas, mas sim às ondas eletromagnéticas.
É corrreto afirmar que essas ondas
a) propagam-se, independentemente do meio, de maneira transversal quanto ao modo de vibração.
b) propagam-se, dependendo do meio, de maneira longitudinal quanto ao modo de vibração.
c) possuem velocidade de propagação menor que a velocidade do som no ar.
d) estão diretamente relacionadas ao Planeta Vermelho, emissor constante de radiação danosa.
e) têm os espectros luminosos, nas faixas ultravioleta e infravermelha, como únicos responsáveis por essa radiação.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2007 – Questão 40
Se as células musculares podem obter energia por meio da respiração aeróbica ou da fermentação, quando um atleta desmaia após uma corrida de 1000 m, por falta de oxigenação adequada de seu cérebro, o gás oxigênio que chega aos músculos também não é suficiente para suprir as necessidades respiratórias das fibras musculares, que passam a acumular: a) glicose b) ácido acético c) ácido lático d) gás carbônico e) álcool etílico
FATEC 2002 – Questão 14
“O principal problema das cidades nos países pobres é que o rápido crescimento urbano não é acompanhado por um desenvolvimento econômico elevado. As cidades são hipertrofiadas porque precisam absorver não apenas um ____I____ , mas também...
FATEC 2007 – Questão 47
Não importa se você acredita (I) que sucesso é resultado ...
FATEC 2015 – Questão 6
Considerando que o valor do mercado de tecnologia vestível em 2017 é o primeiro termo de uma progressão aritmética, que o de 2018 é o segundo termo, e supondo que nos anos seguintes esse valor cresça à mesma razão, o valor desse mercado em 2027, em milhões de dólares, será de: a) 26.308 b) 27.224 c) 28.140 d) 29.462 e) 30.316
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 34
​Na figura, a reta AB¯ representa parte do gráfico de uma função do 1°. grau. Sabendo-se que A(1;6), B(3;m) e que a reta AB¯ corta os eixos x e y, respectivamente nos pontos (n;0) e (0;8),conclui-se corretamente que o valor de m + n é a) 4,8. b) 5,0. c) 5,5. d) 5,8. e) 6,0.