FATEC 2016 – Questão 7

Ciências da Natureza / Química / Radioatividade / Tipos de Radiações
Viagem sem volta a Marte
 
Duzentas mil pessoas se candidataram para participar
do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo- esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as
Olimpíadas.”
<http//tinyurl.com/zp6l8lq>
Acesso em: 27.02.2016 Adaptado.
O texto cita o termo radiação nos trechos: “radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares” e “absorção de 330 milisierverts de radiação no organismo”. O texto não está fazendo alusão às emissões de partículas, mas sim às ondas eletromagnéticas.
É corrreto afirmar que essas ondas
a) propagam-se, independentemente do meio, de maneira transversal quanto ao modo de vibração.
b) propagam-se, dependendo do meio, de maneira longitudinal quanto ao modo de vibração.
c) possuem velocidade de propagação menor que a velocidade do som no ar.
d) estão diretamente relacionadas ao Planeta Vermelho, emissor constante de radiação danosa.
e) têm os espectros luminosos, nas faixas ultravioleta e infravermelha, como únicos responsáveis por essa radiação.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2014 – Questão 12
Considere a sequência formada por figuras compostas por quadradinhos nas cores cinza e preta dispostos de acordo com um determinado critério. Admitindo o mesmo padrão de formação das figuras, o número de quadradinhos pretos da figura que ocupa a 96a . posição é a) 45. b) 47. c) 49. d) 50. e) 52.
ENEM 2ª Aplicação - Natureza e Matemática 2019 – Questão 102
Em uma residência com aquecimento central, um reservatório é alimentado com água fria, que é aquecida na base do reservatório e, a seguir, distribuída para as torneiras. De modo a obter a melhor eficiência de aquecimento com menor consumo...
FATEC 2013 – Questão 13
Numa pesquisa com alunos das Fatecs foram feitas, entre outras, duas perguntas: ...
FATEC 2002 – Questão 14
“O principal problema das cidades nos países pobres é que o rápido crescimento urbano não é acompanhado por um desenvolvimento econômico elevado. As cidades são hipertrofiadas porque precisam absorver não apenas um ____I____ , mas também...
FATEC 2005 – Questão 3
Em 1930, no Brasil, Getúlio Vargas assume o poder,liderando um movimento de forças heterogêneas: oligarquias dissidentes da chamada Aliança Liberal, integrantes do movimento tenentista, liberais e outras forças políticas, contrárias...