FATEC 2016 – Questão 5

Ciências da Natureza / Física / Fundamentos da Cinemática / Espaço
Viagem sem volta a Marte
 
Duzentas mil pessoas se candidataram para participar
do projeto Mars One para colonizar o Planeta Vermelho. Representantes de mais de 140 países inscreveram-se para a viagem sem volta, sendo que os Estados Unidos (EUA) lideram em número de candidatos, seguidos por Índia, China, Brasil e Grã-Bretanha.
A equipe do Mars One garante que a tecnologia disponível já permite viajar para Marte e sobreviver lá. A água, por exemplo, será obtida aquecendo-se as partículas de gelo do subsolo e condensando o vapor resultante em reservatórios específicos. Quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado 3 mil litros de água e 120 quilogramas de oxigênio.
Embora a equipe demonstre constante otimismo, a missão obviamente contém riscos. Os principais, durante o voo de sete meses, são a exposição à radiação e a microgravidade, prejudiciais ao sistema músculo- esquelético, e o ambiente hostil de Marte. A radiação, que engloba os raios cósmicos galácticos e solares, é considerada pela NASA (a agência espacial americana) um obstáculo fundamental às viagens espaciais por aumentar o risco de câncer.
O Southwest Research Institute, dos EUA, calcula que só a viagem até o Planeta Vermelho responde pela absorção de 330 milisieverts de radiação no organismo, o equivalente a uma tomografia de corpo inteiro a cada cinco ou seis dias, durante um ano. Portanto, tanto as naves que levarão os astronautas quanto a base marciana exigirão blindagens bem mais resistentes do que as atuais.
Uma pergunta crucial em um projeto de tal porte é o custo. As inscrições são pagas. Assistir ao documentário One Way Astronaut (Astronauta sem Volta), disponível no site, também tem um custo. A grande esperança do projeto para obter financiamento é um reality show de tv e internet. Nas palavras do engenheiro holandês Bas Lansdorp, um dos envolvidos à frente do Mars One, “Estamos falando sobre criar um grandioso espetáculo de mídia, muito maior do que os pousos na Lua ou as
Olimpíadas.”
<http//tinyurl.com/zp6l8lq>
Acesso em: 27.02.2016 Adaptado.
Considere que essa viagem da Terra a Marte tem duração de 210 dias terrestres. Sabe-se que um ano marciano equivale a 687 dias terrestres. Uma expedição a Marte sairá da Terra daqui a exatos seis anos terrestres. O total de anos marcianos para que essa expedição chegue a Marte é, aproximadamente, igual a
a) 1,5
b) 2,0
c) 2,5
d) 3,0
e) 3,5

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 10
A aceleração da gravidade a uma altura de 1000km acima da superfície da Terra,em m/s2, é de aproximadamente: (Dados: G = 6,67.10-11 N.m2/kg2 ; RT = 6400km; MT = 6,24.1024 kg) a) 6,67. b) 7,3. c) 3,7. d) 2. e) 1.
UFRGS - Física 2011 – Questão 4
Um cubo maciço e homogêneo, cuja massa é de 1,0 kg, está em repouso sobre uma superfície plana horizontal. 0 coeficiente de atrito estático entre o cubo e a superfície vale 0,30. Uma força F, horizontal, é então aplicada sobre o centro de...
Base dudow 2000 – Questão 26
Um canguru pode dar um pulo até a altura de 3,2m. Qual a velocidade inicial com que ele dá o salto? Considere a aceleração da gravidade como sendo 10m/s2. a) 4m/s. b) 5m/s. c) 6m/s. d) 7m/s. e) 8m/s.
FATEC 2015 – Questão 47
Um grupo de moluscos pertencente à classe dos gastrópodes, conhecidos como lapas, são os portadores do material biológico mais rígido e resistente de que se tem conhecimento, superando o das teias de aranhas. Esse material está presente nos...
Base dudow 2000 – Questão 81
Um objeto tem altura h = 20 cm e está situado a uma distância d = 30 cm de uma lente. Esse objeto produz uma imagem virtual de altura h=4,0 cm. A distância da imagem à lente, a distância focal e o tipo da lente são respectivamente: a) 6,0 cm; 7,5 cm; convergente. b) 1,7 cm; 30 cm, divergente. c) 6,0 cm; - 7,5 cm; divergente. d) 6,0 cm; 5,0 cm; divergente. e) 1,7 cm; - 5,0 cm; convergente.