ENEM 2003 – Questão 18

Ciências da Natureza / Biologia / Ação Gênica / Síntese de Proteínas
 Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo:
O medicamento atua por inibição da síntese protéica bacteriana.
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico
a) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.
b) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.
c) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
d) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
e) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.
Esta questão recebeu 222 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 16
TEXTO I ...
Base dudow 2000 – Questão 2
A pessoa infectada pelo vírus da AIDS apresenta queda acentuada de imunidade devido à redução do número de a) linfócitos. b) neutrófilos. c) macrófagos. d) monócitos. e) hemácias.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 144
Um pesquisador, ao explorar uma floresta, fotografou uma caneta de 16,8 cm de comprimento ao lado de uma pegada. O comprimento da caneta (c), a largura (L) e o comprimento (C) da pegada, na fotografia, estão indicados no esquema. A largura e o comprimento reais da pegada, em centímetros, são, respectivamente, iguais a a) 4,9 e 7,6. b) 8,6 e 9,8. c) 14,2 e 15,4. d) 26,4 e 40,8. e) 27,5 e 42,5.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 111
Em entrevista à revista Info Exame, o pesquisador Don Tapscott, autor que estuda o fenômeno da Geração Net, quando perguntado acerca do aumento do desnível entre quem tem acesso à tecnologia e quem não tem, respondeu que “O divisor digital...
ENEM 2005 – Questão 21
No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os "homens de enorme ventre bojudo" corresponderiam aos doentes da chamada barriga d'água". ...