FATEC 2016 – Questão 21

Ciências da Natureza / Química / Ligação Química / Geometria Molecular
“Houston, we have a problem”. Ao enviar essa mensagem, em 13 de abril de 1970, o comandante da missão espacial Apollo 13 sabia que sua vida e as dos dois companheiros estavam por um fio. Um dos tanques de oxigênio (O2) tinha acabado de explodir. Apesar do perigo iminente dos astronautas ficarem sem O2 para respirar, a principal preocupação da NASA era evitar que a atmosfera da espaçonave ficasse saturada do gás carbônico (CO2), exalado pela própria equipe. Isso causaria diminuição do pH do sangue da tripulação (acidemia sanguínea), já que o CO2 é um óxido ácido e, em água, ele forma ácido carbônico:
A acidemia sanguínea deve ser evitada a qualquer custo. Inicialmente, ela leva a pessoa a ficar desorientada e a desmaiar, podendo evoluir até o coma ou mesmo a morte.
Normalmente, a presença de CO2 na atmosfera da nave não é problema, pois existem recipientes, adaptados a ventilação com hidróxido de lítio (LiOH), uma base capaz de absorver esse gás. Nada quimicamente mais sensato: remover um óxido ácido lançando mão de uma base, através de uma reação de neutralização.
<http://tinyurlcom/heb78gk>
Acesso em l0.03.20l6. Adaptado.
O óxido que pode levar a acidemia sanguínea apresenta geometria molecular
a) linear.
b) angular.
c) trigonal.
d) piramidal.
e) tetraédrica.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 32
Qual a fórmula molecular do limoneno, uma substância orgânica oleosa e inflamável presente na casca da laranja, cuja estrutura aparece a seguir? a) C11H17 b) C10H16 c) C10H18 d) C10H14 e) C9H17
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matematica 2017 – Questão 96
O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel de petróleo para motores de combustão interna. Ele pode ser obtido pela reação entre triglicerídeos, presentes em óleos...
Base dudow 2000 – Questão 9
São exemplos de transformações endotérmicas somente : a) o processo de carregar uma bateria e a queima de uma vela. b) a combustão do etanol e a dissolução de cal na água. c) a evaporação da água e a evaporação do etanol. d) a neutralização de um ácido por uma base e a fusão de um pedaço de gelo. e) a condensação de vapores de água e a decomposição eletrolítica da água.
FATEC 2016 – Questão 22
A reação de esterificação é uma reação reversível; portanto, em um sistema fechado, atinge-se o equilíbrio químico. A produção da essência de maçã-verde pode ser favorecida pelo deslocamento desse equilíbrio por meio a) da diminuição da concentração do butan-1-ol. b) do aumento da concentração do ácido etanoico. c) da adição de um catalisador. d) do aumento da temperatura. e) do aumento da pressão.
FATEC 2014 – Questão 35
Descargas elétricas atmosféricas ocorrem devido à eletrização de elementos presentes em uma região, sejam nuvens, sejam árvores, aviões, construções e até pessoas. Geralmente, o que contribui para essas descargas é um fenômeno chamado...