FATEC 2014 – Questão 53

Linguagens / Português
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta sobre o trecho selecionado do texto.
a) — Bom dia, Senhor Pacheco. Sente-se, por favor. (1.° parágrafo): usa-se o imperativo, pois esse modo verbal é característico da linguagem literária.
b) Mas o meu nome começa com P. (4.° parágrafo): a conjunção mas expressa ideia de conclusão.
c) Vejo aqui pela sua ficha que o senhor está conosco há vinte e oito anos. (7.° parágrafo): de acordo com a gramática normativa, a forma verbal pode ser substituída por fazem.
d) Me diga uma coisa, o senhor nunca se sentiu atraído para outra função... (9.° parágrafo): a colocação do pronome oblíquo me na oração é considerada marca de linguagem falada.
e) — Então a firma gasta um dinheirão para descobrir a sua verdadeira vocação e o senhor quer jogá-la fora? (último parágrafo): de acordo com a gramática normativa, a expressão jogá-la pode ser substituída no texto por jogar-lhe.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 11
Em uma peça publicitária veiculada em jornais impressos, pode-se ler o seguinte: Se a prática leva à perfeição, então imagine o sabor de pratos elaborados bilhões e bilhões de vezes. Acerca da primeira oração do trecho, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à segunda oração, ela expressa uma circunstância de: a) comparação. b) condição. c) conformidade. d) consequência. e) proporção.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 23
O texto afirma que os palavrões… são poesia no sentido mais profundo da palavra. Isto significa que eles a) sugerem os sentimentos pelo viés da subjetividade. b) revestem de concretude o sentimento que exprimem. c) transmitem a emoção do pensamento consciente. d) têm substância como qualquer outra palavra. e) têm o poder de expressão da linguagem comum.
UNESP 2012 – Questão 16
Observe as seguintes opiniões referentes ao ensino de literatura. ...
UNESP 2017 – Questão 3
Em “Mas, como linguista, cultor do vernáculo e aplicador ...
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 130
A substituição do haver por ter em construções existenciais, no português do Brasil, corresponde a um dos processos mais característicos da história da língua portuguesa, paralelo ao que já ocorrera em relação à ampliação do domínio de...