FATEC 2013 – Questão 52

Linguagens / Português
Feito em casa
Na era digital, as empresas de tecnologia costumam desbravar novos territórios. No entanto, há duas semanas, uma decisão do Yahoo! causou polêmica: a empresa de tecnologia decidiu banir o home office de todas as suas filiais. A justificativa enviada aos funcionários foi a de que “a velocidade e a qualidade são muitas vezes sacrificadas quando se trabalha em casa”:
No Brasil, continua-se a defender a prática, mas com ressalvas: há vários cuidados necessários para torná-la realmente eficiente.
Diego Gomes, paulistano, funcionário de uma instituição bancária, trabalha dois dias por semana em casa. Ele optou pelo trabalho remoto no dia do rodízio de seu carro e na sexta-feira, quando o trânsito é pior. Apesar de reconhecer os benefícios, ele afirma que precisou tomar precauções para sua produtividade não ser afetada, como criar um ambiente de escritório em casa e conversar com sua família. “[Com a família] precisa ser duro: das 9 h às 18 h, estou trabalhando: não vou ao mercado e não vou consertar chuveiro. Tem que deixar claro.”
No banco onde Diego atua, os funcionários que se interessam pelo teletrabalho têm de participar de um workshop e precisam fazer uma autoavaliação. Eles precisam verificar, por exemplo, se trabalham com independência e se sabem cumprir metas diárias ou se sua performance precisa de acompanhamento constante.
As empresas também procuram descartar certos funcionários na hora de escolher quem fará home office. A diretora de RH Edna Bedani afirma que estagiários não devem atuar em casa. “São pessoas em formação, que precisam de orientação”; afirma. Especialistas também destacam a necessidade de disciplina do profissional que fica em casa. “É preciso manter a rotina como se você fosse para o escritório: acordar, tomar banho, tomar café, vestir-se etc., afirma Jorge Matos, presidente de uma agência especializada em gestão de pessoas e carreiras.
(Felipe Maia com a colaboração de Reinaldo Chaves, Folha de S. Paulo, 10.03.2013. Adaptado) 
Considere as frases a seguir reescritas a partir das ideias do texto:
Há uma rotina ____ que o profissional deve se adequar ao trabalhar em casa: acordar, vestir-se, estabelecer horários, cumprir metas etc.
Os familiares ____ quem se predispõe a fazer home office devem colaborar para criar um ambiente propício para esse profissional.
O visitante, ____ quem nosso diretor foi muito solícito, trabalha em uma agência especializada em gestão de pessoas e carreiras.
De acordo com a norma do padrão culto, as preposições que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas das frases são:
a) a ... de ... com
b) a ... com ... em
c) para ... em ... com
d) para ... de ... em
e) em ... com ... para 

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2017 – Questão 5
Diante da conduta do funcionário do governo brasileiro, é possível inferir a seguinte reação por parte de Pietro Brun: a) apreço pela nova pátria. b) respeito à memória familiar. c) submissão às práticas oficiais. d) desprezo pelas regras migratórias.
UERJ 2013 – Questão 1
No segundo quadro da tira, a minhoca se esconde para não ser notada pelas cobras. Essa tentativa de desaparecimento da personagem é enfatizada pelo uso do seguinte recurso: a) caráter exclamativo de uma fala. b) movimento conjunto das cobras. c) ausência da moldura do quadro. d) presença de personagens distintos.
FATEC 2003 – Questão 48
Considere as afirmações abaixo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto. ...
Base dudow 2000 – Questão 54
A frase que mantém o padrão culto da linguagem é: ...
FGV 2019 – Questão 129
(https://www.otempo.com br/charges) ...