FATEC 2013 – Questão 46

Ciências da Natureza / Biologia / Desequilíbrios Ambientais / Soluções e Sustentabilidade
O governo brasileiro decidiu aumentar, a partir do dia 1 de maio de 2013, o percentual de etanol na gasolina de 20% para 25%.
Levando-se em conta os esforços atuais de diversos países para reduzir a concentração de gás carbônico na atmosfera, essa decisão do governo brasileiro pode ser considerada eficiente, pois
a) as plantas utilizadas na produção do etanol retiram parte do CO2 atmosférico pelo processo da respiração celular.
b) no processo de produção do álcool combustível na usina, a partir do caldo da cana-de-açúcar, ocorre a retirada de parte do CO2 da atmosfera.
c) o CO2 liberado pela combustão do etanol é mais facilmente absorvido que o CO2 proveniente da queima de combustíveis fósseis.
d) o etanol, ao contrário da gasolina, é um combustível derivado de compostos orgânicos e sua combustão libera, portanto, uma menor quantidade de CO2.
e) parte do CO2 liberado pela queima do etanol é retirada da atmosfera ao longo do crescimento de novas safras de cana pelo processo da fotossíntese.
Esta questão recebeu 14 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2005 – Questão 72
As proteínas constituem a maior parte dos componentes não aquosos e apresentam uma variedade de funções nas células. As ligações peptídicas possíveis entre os vinte aminoácidos são responsáveis pela formação das proteínas. Esse tipo...
UNESP (julho) 2006 – Questão 67
Em 1836, o químico John Frederic Daniell desenvolveu uma pilha, utilizando os metais cobre e zinco, para a produção de corrente elétrica. As semi-reações envolvidas são dadas por: ...
FATEC 2016 – Questão 3
De acordo com o texto, quando o primeiro grupo chegar a Marte, o sistema de suporte à vida da missão já terá estocado uma quantidade de oxigênio, O2, correspondente a Dados: Massa Molar: O = 16 g/mol a) 120 mols. b) 375 mols. c) 750 mols. d) 3 750 mols. e) 7 500 mols.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 22
Nas latinhas de refrigerantes. o elemento alumínio (número atômico 13) está presente na forma metálica e, na pedra-ume, está presente na forma de cátions trivalentes. Logo, as cargas elétricas relativas do alumínio nas latinhas e na pedra-uma são, respectivamente, a) 3 – e 3 +. b) 3 – e 0. c) 0 e 3 +. d) 3 + e 0. e) 3 + e 3 –.
Base dudow 2000 – Questão 59
Conteúdos de aminoácidos essenciais no leite da vaca ...