FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 15

Ciências Humanas / História
Atendendo ao apelo do papa Urbano II, em 1095,  a Europa cristã organizou uma série de expedições militares conhecidas como Cruzadas, cujos objetivos declarados eram a conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aosbizantinos e a união da cristandade contra os muçulmanos. 
Apesar das oito Cruzadas, realizadas entre 1096 e 1270, nenhum desses objetivos foi plenamente alcançado. Por outro lado, como destaca o medievalista Jacques Le Goff, os comerciantes foram os grandes ganhadores da expansão cristã do século XII.  
No contexto da Europa feudal, as Cruzadas contribuíram para a 
a) conquista, pelos árabes, de territórios cristãos na Península Ibérica. 
b) dinamização dos contatos comerciais entre o Oriente e o Ocidente.  
c) ampliação das áreas feudalizadas pela nobreza guerreira vitoriosa. 
d) dizimação dos campos de cultivo pelas epidemias da peste negra. 
e) expansão do Império Bizantino sobre as áreas mediterrânicas. 

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2017 – Questão 46
Depois da votação no parlamento alemão da resolução que classifica a matança de armênios pela Turquia como genocídio, as relações entre Turquia e Alemanha ameaçam congelar. A Comissão de Relações Internacionais do Parlamento turco...
FATEC 2013 – Questão 25
No primeiro parágrafo do artigo, o autor afirma que a) é mais fácil encontrar água nas cidades do que fora delas. b) as cidades é que pagam o preço pela produção de água no Peru. c) já tinha ouvido falar do anúncio publicitário capaz de produzir água. d) o anúncio publicitário capaz de produzir água é definitivamente uma forma de propaganda enganosa. e) não acreditou quando recebeu a notícia de que havia um anúncio publicitário capaz de produzir água.
FATEC 1998 – Questão 48
A figura abaixo é um prisma reto. cuja base é um triângulo equilátero de 10cm de lado e cuja altura mede 5 cm. Se M é o ponto médio de aresta , o seno do ângulo é a) b) c) d) e)
UNESP 2020 – Questão 32
Observe a imagem. ...
UNCISAL 2020 – Questão 28
A expressão “protesto negro” marcou a literatura acadêmica sobre movimentos sociais no Brasil porque abarcava toda sorte de ação coletiva de combate ao preconceito de cor. Interessa-nos separar o protesto das práticas coletivas no interior...