FATEC 2010 – Questão 49

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
O presidente Barack Obama e Hillary Clinton, a secretária de Estado dos Estados Unidos, tiveram de enfrentar uma desagradável surpresa em suas viagens ao México. O jornal mexicano El Universal, um dos mais importantes do país, revelou algo até então mantido sob sombras: há um item no orçamento do Pentágono de 2009 consignando verba para ajudar a evitar que o México se torne “território ingovernável”. São 13 milhões de dólares destinados a fortalecer as forças armadas mexicanas. Outro dado importante foi a omissão de ambos diante do argumento do México de que a violência que coloca em risco as instituições nacionais, com a inserção do narcotráfico no poder político, resulta da demanda por drogas por parte do mercado consumidor norte-americano. (...) Há o lado policial, ou de guerra, com os Estados Unidos construindo muros e fortalecendo a repressão em suas linhas de junção com o território mexicano. E há o lado político e econômico: o da imigração. Um homem mexicano de 35 anos, com nove de instrução, pode ganhar 132% a mais trabalhando nos Estados Unidos. (...) Mas o México terá de conformar-se com a redução da sua estatura de aliado preferencial dos Estados Unidos nas Américas. “Bye, bye, México, o Brasil emerge como líder da América Latina”. Essa frase foi escrita por Andrés Oppenheimer, colunista do Miami Herald, íntimo da comunidade hispânica e do setor do Departamento de Estado que cuida de questões latino-americanas. 
(CARLOS, Newton. Narcotráfico corrói a estabilidade do estado
mexicano. In: Mundo – geografia e política internacional. edição
100, ano 17, n. 4, agosto/2009, p. 11. Adaptado)
De acordo com o texto, elementos do orçamento norteamericano revelam
a) a denúncia feita pelo jornal El Universal sobre o México ter se tornado um “território ingovernável”.
b) a solidariedade do Pentágono no que se refere à saúde política de seu futuro aliado e vizinho na América.
c) o desconhecimento dos governos norte-americano e mexicano sobre os recursos destinados à estruturação arquitetônica do México.
d) grande investimento financeiro mexicano na ampliação do contingente das forças armadas com vistas ao combate à violência social.
e) a preocupação do governo norte-americano em se proteger de futuros problemas com aquele país que poderá ser um ex-aliado em breve.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2000 – Questão 17
Considere o gráfico para responder à questão. BRASIL: DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA POR SETORES DE PRODUÇÃO (em %) Fonte M Adas. Panorama Geográfico do Brasil. 1996 p 496. Os números I, II, e III identificam, respectivamente, os setores a) primário, terciário e secundário. b) secundário, terciário e primário. c) secundário, primário e terciário. d) terciário, secundário e primário. e) terciário, primário e secundário.
FATEC 2017 – Questão 21
Assinale a alternativa que mostra a equação química balanceada que representa corretamente a dissolução do gás cloro em água. a) b) c) d) e)
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 42
O tratamento literário conferido à natureza ao longo do século XIX revela que, ...
UERJ 2012 – Questão 12
Em sua reflexão acerca das possibilidades de recompor a memória para escrever o livro, o narrador utiliza um procedimento de construção textual que contribui para a expressão de suas inquietudes. Tal procedimento pode ser identificado como: a) encadeamento de fatos passados b) extensão de parágrafos narrativos c) sequência de frases interrogativas d) construção de diálogos presumidos
UNICAMP 2015 – Questão 70
Uma definição possível de alteridade é “a capacidade de se colocar no lugar do outro”. No excerto, o menino mais velho, após ter recebido um cocorote de sinhá Vitória, ao lhe ter feito uma pergunta sobre a palavra “inferno”, conta uma...