FATEC 2010 – Questão 44

Ciências da Natureza / Química / Eletroquímica / Eletrólise
Resíduo eletrônico:
redução, reutilização e reciclagem
A popularização dos eletroeletrônicos e a rápida obsolescência dos modelos cria o mito da necessidade de substituição, que se torna quase obrigatória para os aficionados em tecnologia e para algumas profissões específicas. No entanto, o descarte desenfreado desses produtos tem gerado problemas ambientais sérios, pelo volume, por esses produtos conterem materiais que demoram muito tempo para se decompor e, principalmente, pelos metais pesados que os compõem, altamente prejudiciais à saúde humana. Além disso, faltam regras claras e locais apropriados para a deposição desses equipamentos que, em desuso, vão constituir o chamado lixo eletrônico ou e-lixo.
Faz parte desse grupo todo material gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes, inclusive pilhas, baterias e produtos magnetizados. Quando as pilhas e os equipamentos eletroeletrônicos são descartados de forma incorreta no lixo comum, substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos.
A tecnologia ainda não avançou o suficiente para que essas substâncias sejam dispensáveis na produção desses aparelhos. O que propõem cientistas, ambientalistas e legisladores é que se procure reduzir, reciclar e reutilizar esses equipamentos.
(http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=3
2&id=379, acessado em 14.09.2009. Adaptado.)

Um dos grandes problemas do lixo eletrônico é o pequeno número de empresas que conhecem a tecnologia para a reciclagem de produtos como monitores e placas de circuito impresso. Uma empresa, com sede em Cingapura, conta como é seu processo de reciclagem:

“Primeiramente separamos a sucata eletrônica por classe, efetuamos a destruição através da moagem e exportamos para a usina. Lá é feita uma desintoxicação (processo de elevação de temperatura em câmara selada a 1200 °C e resfriamento em 4 segundos para 700 °C), filtragem de dioxinas, liquidificação, separação por densidade, separação por eletrólise, decantação, refinagem e solidificação em barras.”
(http://lixoeletronico.org/blog/o-ciclo-do-lixoeletr%C3%B4nico-3-reciclagem, acessado em 12.09.2009. Adaptado.)
 
De acordo com o processo de reciclagem exposto são feitas as seguintes afirmações:
I. A decantação é um processo de separação.
II. A desintoxicação é um processo térmico com taxa de variação térmica, em módulo, na ordem de 125 ºC por segundo.
III. A eletrólise consiste num processo químico.
É correto o que se afirma em
a) II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2014 – Questão 89
Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 10
Dois recipientes A e B, de igual capacidade (V) e à mesma temperatura (T), contêm a mesma massa (m) dos gases H2 e Cl2. ...
FATEC 2013 – Questão 47
Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos...
FATEC 2010 – Questão 17
Fazem parte da decoração do restaurante Clink a) sofás charmosos revestidos com couro. b) poltronas confortáveis revestidas com veludo. c) cadeiras revestidas com lã. d) cadeiras de couro e sofás revestidos com lã. e) cadeiras de madeira com almofadas de veludo.
FATEC 2000 – Questão 26
Analise as proposições abaixo. ...