FATEC 2009 – Questão 34

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / O Outro Lado da Globalização
 Exportações mundiais de mercadorias por regiões selecionadas (em bilhões de dólares), 1948–2006
 
Participação nas exportações por regiões selecionadas (%), 19482006
Os dados contidos nas tabelas confirmam e revelam algumas tendências do processo de globalização. No caso dos países da África e da América do Sul e Central essa participação econômica pode ser explicada basicamente
a) pela estagnação e o franco declínio das economias nacionais de tais países, tradicionalmente subdesenvolvidos industrializados.
b) pelas dificuldades crescentes de concorrência à escala mundial, devidas a seus menores níveis de tecnologia industrial e de qualificação de sua mão-de-obra.
c) pelo crescimento das importações de máquinas e outros bens industriais, a fim de construir economias nacionais mais fortes e autônomas.
d) pela redução das atividades primário-exportadoras nes ses continentes e a diminuição dos preços de petróleo e grãos no mercado internacional.
e) pelo nacionalismo econômico e o relativo isolamento desses países em suas economias regionais e locais baseadas em economias de menor escala.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2009 – Questão 74
A crise de 1929 e, 10 anos mais tarde, a Segunda Guerra Mundial aceleraram muito o processo de substituição de importações, iniciado durante a Primeira Guerra. O Brasil teve que produzir os bens industrializados que antes sempre importara. O...
FATEC 2019 – Questão 44
No final da década de 1940, a Alemanha foi dividida em duas: a República Federal Alemã (RFA), ou Alemanha Ocidental, capitalista; e a República Democrática Alemã(RDA), ou Alemanha Oriental, socialista. No início dos anos 1960, a cidade de...
FATEC 2015 – Questão 30
A altura mínima que a caixa de suco deve ter, para conter todo o volume de suco obtido das quatro mangas é, em decímetros, igual a a) 1,6. b) 1,8. c) 2,0. d) 2,2. e) 2,4.
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 76
Apesar do aumento da produção no campo e da integração entre a indústria e a agricultura, parte da população da América do Sul ainda sofre com a subalimentação, o que gera conflitos pela posse de terra que podem ser verificados em várias...
FATEC 2020 – Questão 24
Na equação 3, as ligações químicas I, II, III e IV,formadas no trecho da cadeia do slime, são denominadas a) ligações iônicas. b) ligações covalentes. c) ligações metálicas. d) ligações de hidrogênio. e) ligações apolares.