FATEC 2009 – Questão 31

Ciências Humanas / Geografia / A Industrialização Brasileira / Histórico
 Sobre as características fundamentais da industrialização brasileira até a década de 1970, é válido afirmar que
a) esteve historicamente subordinada ao capital comercial multinacional e aos interesses dos grandes latifundiários nacionais.
b) se distinguia pela autonomia nacional nos setores de bens de produção, bens intermediários e bens de consumo não-duráveis.
c) se localizava territorialmente sobretudo no Sul e no Sudeste, devido basicamente às políticas de des centralização industrial realizadas desde o Estado Novo.
d) esteve marcada pela dependência tecnológica e financeira e pela concentração territorial, ambas responsáveis pela reprodução do subdesenvolvimento do país.
e) desenvolveu as tecnologias da 2ª e 3ª revoluções industriais, com base nas pesquisas privadas e públicas das universidades e laboratórios do país.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2010 – Questão 40
De acordo com a notícia e com a árvore filogenética apresentadas, pode-se afirmar que a planta fóssil pertence a um grupo vegetal que surgiu há a) mais de 750 maa. b) exatamente 750 maa. c) 480 maa. d) 400 maa. e) 360 maa.
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 32
As áreas destacadas com hachuras no mapa têm em comum: a) a existência de vulcões ativos próximos às cidades. b) a grande incidência na ocorrência de chuvas ácidas. c) abrigarem as últimas áreas de florestas temperadas. d) o uso intensivo dos rios para a atividade agrícola. e) a integração energética por via de gasodutos.
UERJ 2009 – Questão 59
Adaptado de Veja, 16/04/2008 ...
FATEC 2010 – Questão 32
A produção de mercadorias voltadas à exportação colonial marcou a configuração interna do espaço econômico e social brasileiro até hoje. Pensando nisso, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, mercadorias feitas desde a época colonial (que ainda hoje têm grande importância econômica) e sua região produtora no país atualmente. a) b) c) d) e)
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 47
...