FATEC 2008 – Questão 43

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
TEXTO I
Notícia da atual literatura brasileira – instinto de nacionalidade
Quem examina a atual literatura brasileira reconhece-lhe logo, como primeiro traço, certo instinto de nacionalidade. Poesia, romance, todas as formas literárias do pensamento buscam vestir-se com as cores do país, e não há negar que semelhante preocupação é sintoma de vitalidade e abono de futuro.
As tradições de Gonçalves Dias, Porto Alegre e Magalhães são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga, como aqueles continuaram as de José Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Escusado é dizer a vantagem deste universal acordo. Interrogando a vida brasileira e a natureza americana, prosadores e poetas acharão ali farto manancial de inspiração e irão dando fisionomia própria ao pensamento nacional.
Esta outra independência não tem Sete de Setembro nem campo de Ipiranga; não se fará num dia, mas pausadamente, para sair mais duradoura; não será obra de uma geração nem duas; muitos trabalharão para ela até perfazê-la de todo.
Machado de Assis, Crítica (adaptado)
Assinale a alternativa que interpreta corretamente o texto.
a) O texto afirma uma literatura nacionalista que tem suas raízes na Proclamação da Independência, episódio inspirador de obras de muitas gerações.
b) Com a metáfora presente em – “As tradições [...] são assim continuadas pela geração já feita e pela que ainda agora madruga” – Machado critica a tradição de valorizar o passado, presente em escritores brasileiros.
c) Há, no texto, uma concepção de literatura que privilegia a escolha de temas da História pátria, como é o caso de obras que exaltam o Sete de Setembro.
d) Para o autor, as raízes do Realismo remontam às obras dos autores que ele menciona e cujos textos trazem as teses realistas mais importantes.
e) Machado de Assis entende o instinto de nacionalidade na literatura brasileira como autonomia de ideias em relação a temas importados, a qual se constrói paulatinamente.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 1
Segundo o autor do texto, a) quanto mais familiar o que estudamos, mais fácil é conhecê-lo. b) a imaginação é importante para entender o que conhecemos. c) aquilo que é habitual leva ao verdadeiro conhecimento. d) em ciência, deve-se desconfiar daquilo que é familiar. e) não há reciprocidade entre conhecimento e a sensação de paz.
UNESP (julho) 2011 – Questão 11
Levando em consideração que o jornalista Fernando Soléra se refere à Corrida Internacional de São Silvestre, indique, com base nos dados fornecidos pela própria crônica, o número de provas dessa tradicional corrida que Marílson Gomes dos Santos não disputou depois do ano em que foi bicampeão: a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 20
Evidências da ocorrência de transformação química são explícitas abaixo: ...
UFSM 2012 ps2 - todas menos Fil, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 3
A análise psicológica das personagens frente a precariedade da condição humana se constitui em importante foco da obra machadiana. Observe o trecho a seguir, extraído do conto "Um homem célebre". ...
FATEC 2012 – Questão 49
A vida animal originou-se nos oceanos primitivos, sendo que os peixes com nadadeiras lobadas, os crossopterígios, cujos representantes atuais são os celacantos, provavelmente teriam ocasionado o surgimento dos animais de quatro pernas, os...