FATEC 2007 – Questão 3

Ciências Humanas / História / Ideologias e Nacionalismos / Socialismo
A reação operária aos efeitos da Revolução Industrial fez surgirem críticos ao progresso industrial, os quais propunham reformulações sociais e a construção de um mundo mais justo – os teóricos socialistas. Sabe-se que

a) Pierre Joseph Proudhon propunha a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos nem a exploração do homem pelo homem.
b) Robert Owen tornou-se o líder do anarquismo terrorista ao apontar a violência como a única forma de alcançar uma sociedade sem Estado e sem desigualdade.
c) Friederich Engels acreditava ser possível reorganizar a sociedade com a criação dos falanstérios, fazendas coletivistas agroindustriais.
d) Charles Fourier implantou na Escócia uma comunidade de alto padrão e de igualdade absoluta; contudo, suas críticas à propriedade e à religião o forçaram a abandonar a Grã-Bretanha.
e) Karl Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a Revolução Socialista, que inauguraria a construção de uma nova sociedade.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2012 – Questão 12
Cada uma das personagens adota uma forma diferente de designar os países “não desenvolvidos”, porém, atualmente tem-se adotado a terminologia “países em desenvolvimento” porque ...
FATEC 2013 – Questão 4
No dia 25 de agosto de 2012, o jornal O Estado de S. Paulo publicou a seguinte notícia: ...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 49
TEXTO I ...
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 11
Considere quatro moças tais que • Beth é mais alta que Leila; • Paula é menos alta que Ana e • Ana é menos alta que Leila, Logo, pode-se afirmar corretamente que: a) Paula é mais alta que Leila. b) Beth é mais alta que Paula. c) Ana é menos alta que Paula. d) Beth é menos alta que Ana. e) Leila é menos alta que Ana.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 69
No Brasil, assim como em vários outros países, os modernos movimentos LGBT representam um desafio às formas de condenação e perseguição social contra desejos e comportamentos sexuais anticonvencionais associados à vergonha, imoralidade,...