FATEC 2006 – Questão 48

Linguagens / Português / Sintaxe / Regência Verbal
A velha Sinhá não sabia mesmo o que se passava com o seu marido. Fora ele sempre de muito gênio, de palavras duras, de poucos agrados. Agora, porém, mudara de maneira esquisita. Via-o vociferar, crescer a voz para tudo, até para os bichos, até para as árvores. Não podia ser velhice, a idade abrandava o coração dos homens. Pobre da Marta que o pai não podia ver que não viesse com palavras de magoar até as pedras. Por ela não, que era um resto de gente só esperando a morte. Mas não podia se conformar com a sorte de sua filha. O que teria ela de menos que as outras? Não era uma moça feia, não era uma moça de fazer vergonha. E no entanto nunca apareceu rapaz algum que se engraçasse dela. Era triste, lá isso era. Desde pequena via aquela menina quieta para um canto e pensava que aquilo fosse até vantagem. A sua comadre Adriana lhe chamava a atenção:
 
– Comadre, esta menina precisa ter mais vida.
 
Não fazia questão. Moça era para viver dentro de casa, dar-se a respeito. E Marta foi crescendo e não mudou de gênio. Botara na escola do Pilar, aprendeu a ler, tinha um bom talhe de letra, sabia fazer o seu bordado, tirar o seu molde, coser um vestido. E não havia rapaz que parasse para puxar uma conversa. Havia moças mais feias, mais sem jeito, casadas desde que se puseram em ponto de casamento. Estava com mais de trinta anos e agora aparecera-lhe aquele nervoso, uma vontade desesperada de chorar que lhe metia medo. Coitada da filha. E depois ainda por cima o pai nem podia olhar para ela. Vinha com gritos, com despropósitos, com implicâncias. O que sucederia à sua filha, por que Deus não lhe dera uma sina mais branda?, pensava assim a velha Sinhá enquanto na tenda o mestre José Amaro batia sola. Aquele ofício era doentio.
 
(José Lins do Rego, Fogo morto.)
Substituindo-se os termos sublinhados em – Nunca apareceu rapaz nenhum que se engraçasse dela –, assinale a alternativa na qual a regência nominal e/ou verbal se apresenta de acordo com a norma culta.
a) Nunca surgiu rapaz nenhum que com ela se encantasse.
b) Nunca soube de rapaz nenhum que se interessasse dela.
c) Nunca ouviu falar sobre rapaz nenhum que lhe admirasse.
d) Nunca a apresentaram rapaz nenhum que lhe amasse.
e) Nunca conheceu a rapaz algum que namorasse com ela.

Veja outras questões semelhantes:

UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 9
A frase desceu um enxame de almas, no último parágrafo, tem o sujeito posposto. Assinale a alternativa em que o sujeito também aparece posposto. a) De um atentado, um soldado consegue salvar seu companheiro. b) Segunda-feira faltou, de novo, um pouco de tinta de impressão. c) No salão de Paris, há um Audi com motor de 4,2 litros. d) Ler biografia de homens célebres é bastante útil. e) O mercado financeiro recebeu bem a inclusão das ações do Bradesco.
FATEC 2009 – Questão 38
As relações alimentares entre os diversos organismos de um ecossistema costumam ser representadas por meio de diagramas, denominados teias ou redes alimentares. ...
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 6
Após o impeachment de Collor, Itamar Franco assumiu a presidência do Brasil, dizendo que sua meta era combater a pobreza, a inflação e a recessão. Sobre seu governo é correto afirmar que ...
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 7
Assinale a alternativa correta. a) Na expressão Neste mundo, o pronome refere-se a um mundo utópico, irreal. b) Em Quem mais limpo se faz, o pronome se indica reciprocidade. c) Língua e capa são termos empregados em sentido denotativo. d) A expressão Com sua língua, que remete a nobre, é indicativa de causa. e) Em ao nobre, emprega-se a preposição para se evitar a ambiguidade.
FATEC 2008 – Questão 9
Considere as seguintes propriedades dos metais estanho e chumbo: ...