FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 45

Linguagens / Português / Classes Gramaticais / Verbo
O mundo já dispõe de informação e tecnologia para resolver a maioria dos problemas enfrentados pelos países pobres, mas falta implementar esse conhecimento na escala necessária. Foi a partir desse pressuposto que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou no Brasil o Projeto do Milênio das Nações Unidas. A novidade propõe um conjunto de ações práticas para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015, abrangendo áreas como renda, educação, saúde, meio ambiente.
“Uma grande mudança nas políticas globais é necessária em 2005, para que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto. Se forem alcançados, mais de 500 milhões de pessoas sairão da pobreza e 250 milhões não passarão mais fome.
O relatório do Projeto recomenda que cada país mapeie as principais dimensões da extrema pobreza e faça um plano de ação, incluindo os investimentos públicos necessários. Recomenda também que os governos trabalhem ativamente com todos os segmentos, particularmente com a sociedade civil organizada e o setor privado.
“Este triunfo do espírito humano nos dá a esperança e a confiança de que a extrema pobreza pode ser reduzida pela metade até o ano de 2015, e até mesmo eliminada totalmente nos próximos anos. A comunidade mundial dispõe de tecnologias, políticas, recursos financeiros e, o mais importante, coragem e compaixão humana para fazer isso acontecer”, diz o coordenador no prefácio do relatório.
(Texto adaptado da revista
Fórum número 24, de 2005)
Assinale a alternativa em que a passagem do texto, em sua nova versão, apresenta-se redigida de acordo com a norma culta.
a) Não fora este triunfo do espírito humano, não haveria esperança de que a extrema pobreza pudesse ser eliminada, tampouco reduzida.
b) Recomendou-se, no relatório do Projeto que cada país mapeiasse as principais dimensões da extrema pobreza e fizesse um plano de ação.
c) “Necessitam-se de grandes mudanças nas políticas globais em 2005, afim de que os países mais pobres do mundo avancem para alcançar os Objetivos”, alerta o projeto.
d) É possível se ter esperança e confiar, de que a pobreza poderá ser reduzida e, inclusive eliminada.
e) Diz o coordenador no prefácio do relatório, que: para fazer com que isso acontecesse, era preciso que a comunidade mundial disponha de coragem e compaixão humana.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 18
Na segunda metade do século XIX, a cafeicultura dinamizou profundamente a economia brasileira ao ...
Base dudow 2000 – Questão 20
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal. a) Devem haver outras razões para ele ter desistido. b) Foi então que começou a chegar um pessoal estranho. c) Tratavam-se de assuntos importantes. d) Não se admitirá exceções. e) Basta-lhe dois ou três dias para resolver isso.
UFSM PS1 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 2
Dentre os recursos gramaticais usados para estabelecer coesão referencial, estão os pronomes. Assinale a alternativa em que o pronome NÃO retoma o referente indicado no texto. a) "lhes" (ref.4) remete a "as pessoas" (ref.3) b) "que" (ref.12) refere-se a "algumas atitudes" (ref.13) c) "seu" (ref.21) refere-se a "cérebro" (ref. 22) d) "la" (ref.28) refere-se a "respiração" (ref.27) e) "as" (ref.16) refere-se a "nossas habilidades" (ref.15)
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 4
O substantivo que, formado com o auxílio de um sufixo, conota no fragmento um processo desvantajoso à prática da capoeira na escola é a) brincadeira. b) luta. c) golpe. d) controle. e) esportivização.
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 17
De acordo com o texto, o Manchester United a) possui uma dívida atual de mais de 300 milhões. b) doou parte de sua dívida, 444 milhões, para outros clubes europeus. c) foi vendido para um empresário americano neste ano. d) pagou cerca de 340 milhões de sua dívida. e) recebeu 800 milhões em títulos como pagamento de uma dívida.