FATEC 2006 – Questão 45

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Enquanto um misto de tragédia e pantomima se desenrola aos nossos olhos atônitos, escrevo esta coluna meio ressabiada: como estará o Brasil quando ela for publicada, isto é, em dois dias? Estamos no meio de um vendaval desconcertante: numa mistura entre público e privado como nunca se viu, correntes inimagináveis de dinheiro sem origem ou destino declarados jorram sobre nós levando embora confiança, ética e ilusões.
O drama é que não somos arrastados por "forças ocultas" ou ventos inesperados. Devíamos ter sabido. Muitos sabiam e vários participaram – embora apontem o dedo uns para os outros feito meninos de colégio: "Foi ele, foi ele, eu não fiz nada, eu nem sabia de nada, ele fez muito pior”. Espetáculo deprimente, que desaloja de seu acomodamento até os mais crédulos.
Se mais bem informados, poderíamos ter optado diferentemente em várias eleições – mas nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento. Agimos como cidadãos assim como fazemos na vida: omissos por covardia ou fragilidade, por fugir da realidade que assume tantos disfarces. Deixamos de pegar nas mãos as rédeas da nossa condição de indivíduos ou de brasileiros, e isso pode não ter volta. Fica ali feito um fantasma pérfido: anos depois, salta da fresta, mostra a língua, faz careta, ri da nossa impotência. Não dá para voltar, nem sempre há como corrigir o que se fez de errado, ou que deixou de ser feito e causou graves mazelas.
Lya Luft, É hora de agir. Veja, 27 de julho de 2005
Considere as orações em destaque e numeradas nos períodos abaixo.
Muitos sabiam e vários participaram – (I) embora apontem o dedo uns para os outros. (II) Se mais bem informados, poderíamos ter optado diferentemente em várias eleições – (III) mas nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento.
Assinale a alternativa correta.
a) A oração (I) expressa condição e tem equivalente adequado em: mesmo apontando o dedo uns para os outros.
b) A oração (II) expressa modo e tem equivalente adequado em: a menos que fôssemos mais bem informados.
c) A oração (III) expressa consequência e tem equivalente adequado em: entretanto nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento.
d) As orações (I) e (III) são sintaticamente equivalentes, e as conjunções que as introduzem podem ser corretamente substituídas por desde que.
e) As orações (II) e (III) expressam, respectivamente, condição e adversidade, e a (II) tem equivalente adequado em: caso fôssemos mais bem informados.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 42
Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. Depois teriam...
FATEC 2018 – Questão 16
Ernst Gombrich, historiador de arte, afirmou que uma das principais características dos templos gregos da Antiguidade eram suas proporções humanas. Em outras palavras, os homens não se sentiam minúsculos em relação a essas imponentes...
FATEC 2015 – Questão 34
O esquema apresenta as relações que certos quadriláteros notáveis possuem e que estão baseadas em algumas de suas propriedades, representadas pelos números 1 e 2. ...
FATEC 2016 – Questão 47
A fenilcetonúria é uma enfermidade genética autossômica recessiva que gera acúmulo do aminoácido fenilalanina, trazendo prejuízos ao organismo. Imagine que, a fim de amenizar os efeitos da doença, uma empresa farmacêutica lance no mercado um...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 9
Considere o seguinte esquema correspondente a um aparelho utilizado para testar a condutibilidade elétrica de diferentes materiais. A lâmpada deverá acender com brilho intenso, quando os terminais T1 e T2 forem a) imersos em mercúrio líquido. b) imersos em água bidestilada. c) espetados em um pedaço de isopor. d) encostados em uma régua de acrílico. e) espetados em um pacote com sal de cozinha.