FATEC 2006 – Questão 45

Linguagens / Português / Período Composto – Subordinação / Oração Subordinada Adverbial
Enquanto um misto de tragédia e pantomima se desenrola aos nossos olhos atônitos, escrevo esta coluna meio ressabiada: como estará o Brasil quando ela for publicada, isto é, em dois dias? Estamos no meio de um vendaval desconcertante: numa mistura entre público e privado como nunca se viu, correntes inimagináveis de dinheiro sem origem ou destino declarados jorram sobre nós levando embora confiança, ética e ilusões.
O drama é que não somos arrastados por "forças ocultas" ou ventos inesperados. Devíamos ter sabido. Muitos sabiam e vários participaram – embora apontem o dedo uns para os outros feito meninos de colégio: "Foi ele, foi ele, eu não fiz nada, eu nem sabia de nada, ele fez muito pior”. Espetáculo deprimente, que desaloja de seu acomodamento até os mais crédulos.
Se mais bem informados, poderíamos ter optado diferentemente em várias eleições – mas nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento. Agimos como cidadãos assim como fazemos na vida: omissos por covardia ou fragilidade, por fugir da realidade que assume tantos disfarces. Deixamos de pegar nas mãos as rédeas da nossa condição de indivíduos ou de brasileiros, e isso pode não ter volta. Fica ali feito um fantasma pérfido: anos depois, salta da fresta, mostra a língua, faz careta, ri da nossa impotência. Não dá para voltar, nem sempre há como corrigir o que se fez de errado, ou que deixou de ser feito e causou graves mazelas.
Lya Luft, É hora de agir. Veja, 27 de julho de 2005
Considere as orações em destaque e numeradas nos períodos abaixo.
Muitos sabiam e vários participaram – (I) embora apontem o dedo uns para os outros. (II) Se mais bem informados, poderíamos ter optado diferentemente em várias eleições – (III) mas nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento.
Assinale a alternativa correta.
a) A oração (I) expressa condição e tem equivalente adequado em: mesmo apontando o dedo uns para os outros.
b) A oração (II) expressa modo e tem equivalente adequado em: a menos que fôssemos mais bem informados.
c) A oração (III) expressa consequência e tem equivalente adequado em: entretanto nos entregamos a miragens sedutoras e ideias sem fundamento.
d) As orações (I) e (III) são sintaticamente equivalentes, e as conjunções que as introduzem podem ser corretamente substituídas por desde que.
e) As orações (II) e (III) expressam, respectivamente, condição e adversidade, e a (II) tem equivalente adequado em: caso fôssemos mais bem informados.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 9
No texto, as orações "(...) que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade (...)" e "(...) que encontrasse pela frente (...)" são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva...
Base dudow 2000 – Questão 74
Em "Outros (...) cumprem o dever cotidiano da crônica com uma espécie de desespero, numa atitude ou-vai-ou-racha", A expressão grifada tem o valor de: a) Substantivo b) Adjetivo c) Verbo d) Advérbio e) Interjeição
FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 6
A partir da década de 1930, o processo de industrialização brasileira teve um grande impulso principalmente com as ações governamentais no domínio econômico. Nesse contexto, ao comparar as ações dos presidentes GetúlioVargas e Juscelino...
Base dudow 2000 – Questão 46
Todas as palavras são formadas por sufixação na opção: a) sonhada, amada, quietação. b) ateu, plebéia, injusto. c) justiça, átomo, inoperante. d) fidalgo, campestre, cordel. e) fuzil, passatempo, afônico.
UNIFESP port e inglês 2009 – Questão 14
Leia a charge, publicada por ocasião da morte da comediante Dercy Gonçalves ...