FATEC 2006 – Questão 2

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / Governo Geral
Em relação ao período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, afirma-se:
I. A invasão deveu-se aos interesses dos comerciantes holandeses pelo açúcar produzido na região, interesses esses que foram prejudicados devido à União Ibérica (1580-1640).
II. Foi, também, uma conseqüência dos conflitos econômicos e políticos que envolviam as relações entre os chamados Países Baixos e o Império espanhol.
III. As medidas econômicas de Nassau garantiam os lucros da Companhia das Índias Ocidentais e os lucros dos senhores de engenho, já que aumentaram a produção do açúcar.
IV. A política adotada por Nassau para assentar os holandeses na Bahia acabou por deflagrar sua derrota e o fim da ocupação holandesa, graças à resistência dos índios e portugueses expulsos das terras que ocupavam.
São verdadeiras as proposições:
a) I e II.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.
e) lI e lV.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2006 – Questão 5
O Anschluss, ou seja, a anexação da Áustria aos domínios alemães em 1938, ocorreu por meio: ...
Base dudow 2000 – Questão 20
Observe os mapa abaixo: ...
Base dudow 2000 – Questão 16
O conjunto das reformas políticas que se encontravam na origem da polis dos lacedemônios estava reunido em um documento proveniente do oráculo de Delfos denominado “Grande Retra”, muito provavelmente um decreto-lei primitivo, anterior ao...
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 31
A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenômenos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas ...
Base dudow 2000 – Questão 68
Observe o mapa: ...