FATEC 2002 – Questão 7

Ciências Humanas / História
"De pé ficaremos todos
E com firmeza juramos
Quebrar tesouras e válvulas
E pôr fogo às fábricas daninhas."
(Canção dos quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da riqueza do homem.1979)

O movimento representado nessa canção denominou-se:
a) Liberalismo:defendia a idéia de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a destruição das máquinas.
b) Anarquismo:a maior parte de seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da liberdade humana.
c) Cartismo:originou-se de um documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.
d) Socialismo: conjunto de doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo trabalho nas fábricas.
e) Ludismo: seus seguidores acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e passaram a destruí-las.

Veja outras questões semelhantes:

FAMEMA 2018 – Questão 27
Havia muito capital e muita riqueza entre os lavradores de cana, alguns ligados por laços de sangue ou matrimônio aos senhores de engenho. Havia também um bom número de mulheres, não raro viúvas, participando da economia açucareira. Digno de...
UEL 2010 – Questão 22
Constituem exemplos de políticas eugenísticas promovidas como política oficial de Estado: ...
FATEC 2018 – Questão 48
Em um caso hipotético, apenas dois homens, um do grupo sanguíneo B (genótipoIB_) e outro do grupo sanguíneo A (genótipoIA_), podem ser o pai biológico de uma menina do grupo O (genótipoii). Nesse cenário, seria possível determinar com segurança a paternidade se um dos homens a) tivesse ou o pai ou a mãe do grupo O. b) tivesse o pai e a mãe, ambos do grupo AB. c) fosse pai de um menino do grupo O. d) fosse pai de um menino do grupo A. e) fosse pai de um menino do grupo B.
FATEC 2001 – Questão 43
Seja a reta s, de equação x - y + 1 =0, e o ponto A = (3,4). Traçamos por A a reta t perpendicular a s e, pela origem O, a reta r paralela a s. A interseção de r com t é o ponto B, e a de t com o eixo das abcissas é o ponto C. No triângulo OBC, o lado e os ângulos agudos internos medem, respectivamente, a) , 15° e 75°. b) , 30° e 60°. c) d) 2, 20° e 70°. e) 2 45° e 45°.
UFMG 2013 – Questão 18
Observe a peça publicitária: ...