FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 4

Ciências Humanas / História / A Colonização Portuguesa / A Economia Açucareira
Segundo o historiador Fernando Novais, o pacto colonial “define o sistema colonial porque é através dele que as colônias preenchem sua função histórica, isto é, respondem aos estímulos que lhes deram origem, que formam a sua razão de ser, enfim, que lhes dão sentido”.
(NOVAIS, Fernando A. O Brasil nos quadros do Antigo Sistema Colonial. In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1973, p. 47-63.)
 
Considerando as ideias expostas, é correto afirmar que a exploração açucareira, no nordeste do Brasil Colonial, 
a) pode ser considerada uma exceção, visto que a montagem do sistema açucareiro atendeu muito mais às condições existentes na colônia do que aos interesses comerciais da metrópole.
b) contrariava os objetivos gerais do colonialismo mercantilista, uma vez que grande parte dos lucros obtidos com a comercialização do açúcar era apropriada pelos senhores de engenho, em detrimento da burguesia mercantil metropolitana.
c) seguiu a lógica particular do colonialismo português de obter lucros elevados mediante a redução nos custos da produção, razão pela qual o açúcar foi o produto escolhido, visto que essa atividade exigia investimentos iniciais bastante modestos.
d) atendeu plenamente à lógica mercantilista dos empreendimentos coloniais, promovendo uma atividade apoiada no tripé − latifúndio, monocultura e escravidão africana − altamente lucrativa e que contribuía para a acumulação de capitais na metrópole.
e) foi coerente com os quadros gerais do sistema colonial no que diz respeito ao produto, muito valorizado nos mercados internacionais, mas não no tocante ao uso de mão de obra africana, visto que a mão de obra indígena era mais abundante e barata.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 70
TEXTO I Interseccionalidade: intercruzamento de desigualdades que gera padrões complexos de discriminação. Considerando o conceito apresentado no Texto I e os dados apresentados no Texto II, no Brasil, são fatores que intensificam o fenômeno da discriminação: a) Raça e gênero. b) Etnia e habitação. c) Idade e nupcialidade. d) Profissão e sexualidade. e) Escolaridade e fecundidade.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 78
TEXTO I ...
FUVEST 2009 – Questão 33
Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu: ...
UNESP s. port 2007 – Questão 28
Classificação de alguns países segundo o ...
UNESP 2008 – Questão 55
“Há uma encruzilhada de três estradas sob a minha cruz de estrelas azuis: três caminhos se cruzam – um branco, um verde e um preto – três hastes da grande cruz/ E o branco que veio do norte, e o verde que veio da terra, e o preto que veio...