FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 37

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Considere as informações acerca do trânsito da capital paulista.
Evolução da frota de carros na capital
 

Na capital, são 630 carros para cada mil habitantes e a duração do percurso de casa até o trabalho vem aumentando sensivelmente, atingindo o tempo médio de 50 minutos.
(O Estado de S. Paulo, 30.03.2011)
Pela leitura do gráfico e dos dados, pode-se concluir que a) o aumento da frota de veículos se deve à adoção de um modelo de transporte individual resultante da ineficácia do transporte público.
b) o crescimento do número de veículos ficou estagnado no período entre 1998 e 2006, mas passou a crescer rapidamente a partir desse ano.
c) a abertura do mercado aos veículos importados é o fator responsável pelo crescimento da frota paulistana, geradora de congestionamentos.
d) os congestionamentos resultam da dinâmica interna da cidade de São Paulo e independem das relações entre as cidades da Região Metropolitana.
e) os congestionamentos não são consequência do tamanho da frota, pois são reflexos da ineficácia das leis de trânsito, geralmente muito ultrapassadas.

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2011 – Questão 6
Os subtítulos do texto organizam a leitura, sintetizando o que está diagnosticado ou proposto em cada parte. Dentre os subtítulos, aquele que anuncia uma proposta é: a) Ideologia do individualismo b) Fim da especialização c) Metamorfoses do trabalho d) Articulação entre econômico e social
ENEM 2006 – Questão 4
"Depois de um bom jantar: feijão com carne-seca, orelha de porco e couve com angu, arroz-mole engordurado, carne de vento assada no espeto, torresmo enxuto de toicinho da barriga, viradinho de milho verde e um prato de caldo de couve, jantar...
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 24
...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 114
A História, mais ou menos ...
UNESP 2013 – Questão 6
A leitura deste fragmento da peça A raposa e as uvas revela que a personagem Cleia a) aprecia, orgulhosa, Xantós como homem e como filósofo. b) tem bastante orgulho pelas vitórias do marido nos debates. c) manifesta desprezo pelo marido, mas valoriza sua sabedoria. d) demonstra grande admiração pela cultura filosófica de Xantós. e) preferiria que Xantós desse mais atenção a ela que à Filosofia.