FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 36

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Trânsito e Cidadania
O comportamento no trânsito, de motoristas e de pedestres, anda deplorável. A todo momento, cenas lamentáveis ocorrem: motoristas insultam e ameaçam outros motoristas ou pedestres e usam o carro como se fosse uma arma. Parece uma guerra. E o problema não é só nosso:  recentemente, a França realizou o “dia da cortesia no trânsito”, em que manter o sangue-frio em todas as circunstâncias, sobretudo nos engarrafamentos, e respeitar pedestres, crianças e ciclistas foram orientações dos “dez mandamentos da cortesia ao volante”, divulgados nesse dia. Um dos motivos desse caos é que as pessoas não entendem que o espaço que usam com seus veículos é público. Ao entrar em um carro, propriedade privada, a fronteira entre o público e o privado, que já anda tênue, parece se dissipar. Ao dirigir ou andar nas ruas, as pessoas agem como se cada uma estivesse unicamente por si: ignoram os outros ou se sentem atrapalhadas por eles.
(SAYÃO, Roseli. Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/inde19042007.htm.
Acesso em: 13.03.2011.)
Assinale a alternativa que interpreta adequadamente o texto.
a) A guerra no trânsito é deflagrada pela sensação de impunidade daqueles que se julgam atrapalhados pelos outros.
b) A falta de atitude cidadã do brasileiro no trânsito tem repercussão nacional, preocupando até autoridades estrangeiras.
c) A falta de cidadania no trânsito decorre do caos gerado pelos engarrafamentos, já que falta espaço para tantos veículos.
d) O comportamento bélico dos motoristas é problema que transcende as fronteiras do Brasil e gera ação educativa, como a adotada na França.
e) O caos no trânsito advém da omissão da autoridade pública, que não delimita o espaço que pode ser usado pelos veículos particulares.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 110
E como manejava bem os cordéis de seus títeres, ou ele mesmo, títere voluntário e consciente, como entregava o braço, as pernas, a cabeça, o tronco, como se desfazia de suas articulações e de seus reflexos quando achava nisso conveniência....
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 7
Transpondo a definição de empreendedorismo para o ambiente literário, lembramo-nos de personagens que foram criativas e demonstraram ter visão de futuro e coragem para assumir riscos. ...
UFSCar - Por e Ing 2008 – Questão 1
Segundo o autor do texto, a) quanto mais familiar o que estudamos, mais fácil é conhecê-lo. b) a imaginação é importante para entender o que conhecemos. c) aquilo que é habitual leva ao verdadeiro conhecimento. d) em ciência, deve-se desconfiar daquilo que é familiar. e) não há reciprocidade entre conhecimento e a sensação de paz.
FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 25
Um carro se desloca entre duas cidades em duas etapas. Na primeira etapa desloca-se com velocidade média de 80km/h durante 3,5h. Após permanecer parado por 2,0 horas, o carro percorre os 180km restantes com velocidade média de 40km/h. A velocidade média do carro no percurso entre as duas cidades foi, em km/h, a) 40 b) 46 c) 64 d) 70 e) 86
Base dudow 2000 – Questão 33
No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinhá Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros. ...