FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 8

Ciências da Natureza / Química / Reações Químicas / Classificação
O alcoolismo é um grave problema de saúde pública no Brasil, assim como em vários outros países. Estima-se que cerca de 10% da população brasileira seja dependente de álcool, enquanto um número bem maior de pessoas enfrenta problemas relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, como acidentes de trânsito, situações diversas de violência,perda de emprego etc. 
(Laranjeira, Ronaldo, Pinsky, Ilana)
 
A produção de álcool a partir da cana-de-açúcar começa com a moagem. O caldo de cana obtido é deixado, então, por 24 horas em tanques contendo microrganismos que se encarregam de executar a transformação de açúcar em álcool etílico. O processo pode ser representado pelas equações:
Na primeira etapa ocorre 
a) hidrólise da glicose e na segunda fermentação alcoólica.
b) fermentação da sacarose e na segunda destilação alcoólica.
c) hidrólise da sacarose e na segunda fermentação alcoólica.
d) fermentação da glicose e na segunda hidrólise alcoólica.
e) hidrólise da sacarose e na segunda oxidação alcoólica.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 56
(Cesgranrio) O óxido de zinco é um óxido tipicamente anfótero. Considere as reações: I. ZnO + 2HCl → X + H2O II. ZnO + 2NaOH → Y + H2O A respeito de X e Y, podemos afirmar corretamente que: a) X é ZnOCl e Y, Zn(OH)2. b) X é ZnCl2‚ e Y, Na2ZnO2. c) X é ZnOCl2‚ e Y não existe porque não ocorre a reação II. d) X não existe porque a reação I não ocorre e Y é Na2ZnO2. e) X e Y não existem porque a reação I e II são impossíveis.
Base dudow 2000 – Questão 55
O gás hidrogênio (H2) pode ser obtido a partir da reação entre o monóxido de carbono (CO) e água (H2O) a altas temperaturas. Esse processo em equilíbrio é representado por: ...
UNESP 2005 – Questão 71
Por motivos históricos, alguns compostos orgânicos podem ter diferentes denominações aceitas como corretas. Alguns exemplos são o álcool etílico (C2H6O), a acetona (C3H6O) e o formaldeído (CH2O). Estes compostos podem também ser denominados, respectivamente, como a) hidroxietano, oxipropano e oximetano. b) etanol, propanal e metanal. c) etanol, propanona e metanal. d) etanol, propanona e metanona. e) etanal, propanal e metanona.
FATEC (2ºsem) 2012 – Questão 49
A figura a seguir representa uma árvore filogenética, referente à classificação dos seres vivos em cinco reinos, bem como alguns seres vivos pertencentes a cada um desses reinos. ...
Base dudow 2000 – Questão 23
Uma das hipóteses para a formação da chuva ácida admite que: ...