FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 4

Ciências Humanas / História / A Crise do Socialismo Autoritário e a Nova Ordem Mundial / A "Nova Ordem" (Anos 90 -)
 Após a década de 1990, foi possível ver de maneira mais clara as mudanças nas formas de organização do trabalho, principalmente nos países industriais. Identifique a alternativa que apresenta uma dessas mudanças.
 
a) As classes operárias tornaram-se vítimas das novas tecnologias, sobretudo os homens e mulheres não qualificados das linhas de produção em massa, que poderiam ser mais facilmente substituídos por maquinário automatizado.
b) O movimento sindical ganhou força após a inclusão de grandes massas operárias, que obtiveram lugar garantido no mercado de trabalho principalmente nas empresas de alta tecnologia, tanto nacionais como estrangeiras.
c) Os trabalhadores industriais passaram a ter um papel de destaque no processo produtivo, pois os novos equipamentos fabris, para serem acionados e controlados, dependiam de grande quantidade de força humana bruta.
d) As indústrias modernas, ao intensificarem a produção de manufaturas, atraíram um grande contingente de população rural, com baixa qualificação e com salários reduzidos, para os grandes centros urbanos dos países centrais.
e) A organização fabril, baseada nos moldes do fordismo, necessitava de operários com pouca instrução escolar para trabalhar no controle da produção como forma de garantir a disciplina e a redução do grau de contestação sindical.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 21
A extração do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300.000 habitantes em 1690 para 2.500.000 em 1780. ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 17
De acordo com o texto, ...
ENEM 2007 – Questão 22
Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou um plano de partilha da Palestina que previa a criação de dois Estados: um judeu e outro palestino. A recusa árabe em aceitar a decisão conduziu ao primeiro conflito entre Israel e...
Base dudow 2000 – Questão 47
“Péricles, governante de Atenas no século V a.C., enaltecendo as glórias da democracia ateniense, declarou: “O poder está nas mãos não da minoria, mas de todo o povo, e todos são iguais perante a lei”. Na prática da vida política...
ENEM Humanas (1-45) 2012 – Questão 16
Nossa cultura lipofóbica muito contribui para a distorção da imagem corporal, gerando gordos que se veem magros e magros que se veem gordos, numa quase unanimidade de que todos se sentem ou se veem “distorcidos”. Engordamos quando somos...