FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 36

Ciências Humanas / Geografia / As Etapas da Industrialização e o Espaço Geográfico / Protecionismo e Desigualdades
 Leia o texto a seguir sobre a apropriação do relevo da Serra do Navio no Amapá.
 
Desde o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-51), foram concedidas à empresa nacional ICOMI (mais tarde associada à multinacional americana Bethlehem Steel) as 40 milhões de toneladas de manganês do Amapá, uma das maiores jazidas do mundo, em troca de 1,4% para o Estado sobre as rendas de exportação; desde então, o grupo foi transferindo as montanhas da Serra do Navio para os Estados Unidos.
De cada 100 dólares que se investia na extração de minerais, 88 correspondiam a uma gentileza do governo brasileiro: as isenções fiscais em nome do “desenvolvimento regional”.
Na virada do milênio, porém, as minas chegaram à exaustão e o grupo transferiu suas plantas industriais para o México, deixando grandes ruínas socioambientais e frustrando os planos de desenvolvimento regional sustentável.
(Adaptado de: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América
Latina [1970]. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, pp.148-9 e
OBSERVATÓRIO SOCIAL - A Icomi no Amapá. Março de 2003,
http://www.observatoriosocial.org.br - acesso em agosto/2008).
 
A partir do texto foram feitas algumas afirmações sobre o modelo histórico de desenvolvimento brasileiro e latino-americano.
 
I.   A “colonização de exploração”, baseada no latifúndio monocultor, no trabalho assalariado e na exportação de produtos primários e manufaturados, foi o modelo econômico implantado na América Latina, que permanece como sua raiz até hoje.
II. O capital multinacional, muitas vezes associado ao nacional, tem tido grandes interesses nos recursos naturais e na mão-de-obra barata dos países latinoamericanos.
III. Os projetos agropecuários e minerais realizados na Amazônia até os dias atuais obtiveram resultados limitados e duvidosos em termos de desenvolvimento sustentável local e regional.
IV. Os impactos socioambientais dos projetos de desenvolvimento econômico na Amazônia têm se caracterizado por grandes desmatamentos, erosão de extensas áreas, poluição e envenenamento de rios.
 
São afirmações válidas apenas:
 
a) I e II.                  
b) I e III.                  
c) II e IV.
d) III e IV.                
e) II, III e IV
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 47
Os versos finais de quatro das estrofes começam com a conjunção “ou”; o sentido dela, nos quatro versos em questão, pode ser mais bem descrito como a) ênfase, destacando cada oração. b) explicação, equivalente a “isto é”. c) consequência das causas precedentes. d) alternância ou exclusão. e) dúvida ou conclusão.
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 23
Observando a figura a seguir, vê-se um ímã em forma de barra que possui um eixo pelo qual pode girar. Próximo a ele, encontra-se uma espira retangular de metal, no plano (x,z). O ímã está alinhado com o centro da espira na direção do eixo...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 9
Considere o seguinte esquema correspondente a um aparelho utilizado para testar a condutibilidade elétrica de diferentes materiais. A lâmpada deverá acender com brilho intenso, quando os terminais T1 e T2 forem a) imersos em mercúrio líquido. b) imersos em água bidestilada. c) espetados em um pedaço de isopor. d) encostados em uma régua de acrílico. e) espetados em um pacote com sal de cozinha.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 62
Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas,...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 48
Nas últimas décadas, uma acentuada feminização no mundo do trabalho vem ocorrendo. Se a participação masculina pouco cresceu no período pós-1970, a intensificação da inserção das mulheres foi o traço marcante. Entretanto, essa...