FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 36

Ciências Humanas / Geografia / As Etapas da Industrialização e o Espaço Geográfico / Protecionismo e Desigualdades
 Leia o texto a seguir sobre a apropriação do relevo da Serra do Navio no Amapá.
 
Desde o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-51), foram concedidas à empresa nacional ICOMI (mais tarde associada à multinacional americana Bethlehem Steel) as 40 milhões de toneladas de manganês do Amapá, uma das maiores jazidas do mundo, em troca de 1,4% para o Estado sobre as rendas de exportação; desde então, o grupo foi transferindo as montanhas da Serra do Navio para os Estados Unidos.
De cada 100 dólares que se investia na extração de minerais, 88 correspondiam a uma gentileza do governo brasileiro: as isenções fiscais em nome do “desenvolvimento regional”.
Na virada do milênio, porém, as minas chegaram à exaustão e o grupo transferiu suas plantas industriais para o México, deixando grandes ruínas socioambientais e frustrando os planos de desenvolvimento regional sustentável.
(Adaptado de: GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América
Latina [1970]. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002, pp.148-9 e
OBSERVATÓRIO SOCIAL - A Icomi no Amapá. Março de 2003,
http://www.observatoriosocial.org.br - acesso em agosto/2008).
 
A partir do texto foram feitas algumas afirmações sobre o modelo histórico de desenvolvimento brasileiro e latino-americano.
 
I.   A “colonização de exploração”, baseada no latifúndio monocultor, no trabalho assalariado e na exportação de produtos primários e manufaturados, foi o modelo econômico implantado na América Latina, que permanece como sua raiz até hoje.
II. O capital multinacional, muitas vezes associado ao nacional, tem tido grandes interesses nos recursos naturais e na mão-de-obra barata dos países latinoamericanos.
III. Os projetos agropecuários e minerais realizados na Amazônia até os dias atuais obtiveram resultados limitados e duvidosos em termos de desenvolvimento sustentável local e regional.
IV. Os impactos socioambientais dos projetos de desenvolvimento econômico na Amazônia têm se caracterizado por grandes desmatamentos, erosão de extensas áreas, poluição e envenenamento de rios.
 
São afirmações válidas apenas:
 
a) I e II.                  
b) I e III.                  
c) II e IV.
d) III e IV.                
e) II, III e IV
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FATEC (2ºsem) 2007 – Questão 37
Certas lagoas temporárias da caatinga são formadas nos períodos das chuvas. Nelas há os “peixes das nuvens”, nome dado porque seus ovos, resistentes à seca, eclodem no período das chuvas. Esses peixes anuais são pequenos e estão ajustados...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 6
A Guerra de Secessão, também chamada de Guerra Civil Americana, teve início no ano de 1861. Nesse momento, o Sul dos Estados Unidos proclama a sua separação e passa a se chamar ECA (Estados Confederados da América). ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 29
Algumas atividades econômicas estavam intimamente ligadas ao meio urbano e outras, ao meio rural. Nos dias atuais, muitas transformações ocorreram nas relações cidade-campo, as quais alteraram as antigas estruturas locacionais das atividades...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 38
O monitoramento da qualidade do ar em São Paulo é realizado, diariamente, pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a fim de determinar o nível de concentração de um grupo de poluentes universalmente consagrados como...
Base dudow 2000 – Questão 10
Considerando a economia Colonial e Imperial no Brasil, a mão-de-obra escrava negra esteve menos presente nos trabalhos: a) das atividades dos cafezais fluminenses (Rio de Janeiro); b) do ciclo do ouro ou da mineração; c) do ciclo do gado ou pecuária nordestina; d) do ciclo do açúcar ou açucareiro; e) do pequeno ciclo dos diamantes, paralelo ao ciclo da mineração.